Alunos do ensino médio se preparam para congresso científico com apoio da UFRPE

Estudantes da rede pública de ensino do Estado estão desenvolvendo pesquisas com o apoio do Laboratório de Produção de Alimento Vivo (LAPAVI) do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE. Coordenado pelo professor Alfredo Olivera Gálvez, o LAPAVI tem como objetivo é expor os resultados nos eventos científicos que serão realizados este ano no País, como a 69º Reunião Anual da SBPC e na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC) as quais ocorrerão em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, respectivamente.

Atuando como um elo entre a universidade e escola desde 2014, a iniciativa do professor Walberto Barbosa da Escola de Referência João Pessoa Guerra, Igarassu, juntamente com a UFRPE possibilitaram que os alunos David Henrique, Marianna Regina, Cássia Caroline e Istelane Vieira obtivessem um importante premio, ocupando o 4º Lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) – 2016- em São Paulo, com a apresentação do projeto intitulado “Microalgas: Estratégia econômica e biotecnológica para o Nordeste – Fase II”.

A pesquisa foi desenvolvida utilizando duas microalgas: Chlorella vulgaris e Arthrospira platensis, provenientes do banco de cepas do LAPAVI, as quais foram cultivadas a partir da introdução de CO2 proveniente da fermentação das cascas de ovos obtidas do próprio lixo orgânico produzido pela Escola. Estes estudantes recentemente ingressaram nas IES; IFPE, UFPB, UFPE e UFRPE, respectivamente, demonstrando que o estímulo científico gerou bons resultados.

[[{"fid":"2490","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":291,"width":517,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]

Além disso, as alunas da nova geração de jovens cientistas, Dominyke Alves e Laryssa Dutra foram contempladas com bolsas de PIBIC-EM / UFRPE 2017 para o desenvolvimento de projetos na área de aquicultura sustentável com utilização de algas com a colaboração das pós-graduandas Clarissa Vilela e Jéssika Lima e as graduandas Laenne Moraes e   Agatha Limeira.

Por fim, visando a continuação da parceria junto a referida Escola de Referência de Igarassu, está sendo iniciado o projeto “Ciência, Cientista e Sociedade Científica” dentro do programa “SBPC vai a escola”, sob orientação da Profa. Dra. Maria do Carmo Figueredo Soares, com a participação de alunos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UFRPE o qual visa realizar visitas da equipe interdisciplinar a 10 escolas da rede pública do Estado de Pernambuco, permitindo assim, a extensão do saber científico extra-muros, além do estímulo e promoção do ciência em estudantes do ensino médio.