Aprovado doutorado profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial

A aprovação do curso foi divulgada na semana passada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial é um dos primeiros do Brasil e foi aprovado no ano em que a Capes instituiu a modalidade de doutorado profissional. Até o ano passado, os doutorados eram todos acadêmicos. Dentre as 125 propostas de doutorado profissional apresentadas à Capes apenas 16 foram aprovadas.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) é um programa interdisciplinar e em associação entre instituições, da qual fazem parte a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), instituição sede e coordenadora, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), caracterizadas como polos em seus campi. O doutorado também conta com o apoio de diversas instituições de ensino e pesquisa, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), nacionais e internacionais.

Segundo a professora Lucia Marisy, coordenadora da proposta enviada à Capes, o PPGADT, por estar ancorado na ciência Agroecologia, será importante para o desenvolvimento dos territórios a partir das potencialidades locais, principalmente da região semiárida brasileira. “A partir do doutorado, poderemos estimular a consolidação de outras formas de fazer agricultura, mais sustentáveis, como a agricultura camponesa, quilombola e indígena, que em geral têm pouco acesso a recursos. Por isso, merece atenção mais cuidadosa por parte das instituições de ensino públicas”, ressalta.

O primeiro edital de seleção de estudantes será lançado em 2019. Haverá editais com vagas específicas para cada uma das três instituições associadas. As atividades letivas serão desenvolvidas na instituição para a qual o aluno se inscrever. As atividades do PPGADT na UFRPE serão realizadas no Departamento de Educação.

Informações: PRPPG/UFRPE (3320 6051) ou Núcleo de Agroecologia e Campesinato/Departamento de Educação/UFRPE (3320 6591)