JavaScript não suportado

 

Colégio Eleitoral divulga resultado da eleição para formação da Lista Tríplice

foto aérea do campus da UFRPE em Dois Irmãos, Recife

Marcelo Carneiro Leão
   Atual vice-reitor da UFRPE, Marcelo
   Carneiro Leão obteve    90,3% dos votos
   do Colégio Eleitoral e encabeça a Lista
   Tríplice para a Reitoria da UFRPE.

O Colégio Eleitoral da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) confirmou, em reunião realizada na última quinta-feira (28/11), no Salão Nobre da Instituição, o nome do professor Marcelo Carneiro Leão como o mais votado na composição da Lista Tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação, a fim que seja empossado oficialmente o novo reitor da UFRPE para o quadriênio 2020-2024. De um total de 114 votantes, o docente recebeu 103 votos dos integrantes do Colégio Eleitoral, o que corresponde a 90,3% do total de votos válidos. 

O resultado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (29/11), pela Secretaria Geral dos Conselhos Superiores. Além do professor Marcelo Carneiro Leão, escolhido pela comunidade universitária, a Lista Tríplice será formada pela professora Anna Paula Avelar Brito Lima, do Departamento de Educação, que recebeu 6 votos (5,26%); e pelo professor Inaldo Firmino Soares, do Departamento de Letras, que ficou com 5 votos (4,39%). 

O próximo passo para a composição da nova Reitoria da UFRPE, que assume a partir de maio de 2020, será o encaminhamento da Lista Tríplice a Brasília, cujas autoridades tradicionalmente nomeiam o primeiro nome, respeitando a decisão dos discentes, docentes e técnicos-administrativos da Instituição.   

O Conselho Universitário da  UFRPE havia publicado, em 14 de novembro, a Resolução Nº 165/2019, que estabelece os procedimentos para organização da Lista Tríplice para escolha do cargo de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) para o quadriênio 2020-2024. Puderam se inscrever no processo os docentes ativos integrantes da carreira de Magistério Superior da UFRPE, ocupantes dos cargos de Professor Titular ou de Professor Associado 4, ou que fossem portadores do título de doutor. Neste caso, o interessado pôde se inscrever independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado. 

Os registros foram submetidos nos dias 18 e 19 de novembro de 2019, na Secretaria Geral dos Conselhos Superiores. A Comissão de Eleição divulgou, no dia 20/11, os nomes das candidaturas inscritas para participação no processo. Ao todo, três inscrições foram homologadas: 1) Marcelo Carneiro Leão (reitor) e Gabriel Rivas (vice-reitor); 2) Anna Paula Avelar (reitora) e Reginaldo de Carvalho (vice-reitor); e 3) Inaldo Soares (reitor) e Lúcia Falcão (vice-reitora). 

O Colégio Eleitoral da UFRPE é formado pelos integrantes dos três conselhos superiores da Instituição: Conselho Universitário (CONSU); Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE); e Conselho de Curadores. Professores, estudantes e técnico-administrativos integrantes de cada Conselho tiveram direito a voto na eleição. O resultado da eleição será encaminhado ao Ministério da Educação. 

Consulta interna 

Nos dias 6 e 7 de novembro, foi realizada uma consulta interna para que a comunidade universitária se posicionasse em relação aos nomes do reitor e vice-reitor para o quadriênio 2020-2024. Organizada pela Associação de Docentes da UFRPE e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a consulta foi considerada a maior da história da UFRPE em termos de participantes do pleito. 

O resultado oficial decretou vitória da Chapa 01 "De mãos dadas pela UFRPE", formada por Marcelo Brito Carneiro Leão e Gabriel Rivas, professores dos departamentos de Química (DQ) e Estatística e Informática (Deinfo). Eles obtiveram de 85,5% dos votos válidos, que contabilizaram 79,. De um total de 7.854 participantes do processo, os candidatos da Chapa 01 receberam 6.575 da totalidade dos votos, sendo 814 de docentes, 591 de técnicos administrativos e 5.170 dos estudantes. 

A Chapa 02, “Muda Rural”, formada pelos docentes Monica Folena e José Luiz Sandes, vinculados respectivamente aos Departamentos de Educação (DEd) e Agronomia (DEPA), obteve 1.112 votos, dos quais 211 foram do segmento docente, 232 do técnico-administrativo e 669 dos estudantes.