Colação de Grau Unificada aquece noite em Garanhuns

O frio da noite em Garanhuns foi acalentado ontem (21/06) pelo calor dos novos formandos da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco durante a Colação de Grau Unificada 2017.2. Estudantes de sete cursos receberam o diploma em um evento realizado na quadra poliesportivas da Unidade. A cerimônia contou com presença da comunidade universitária, gestores da Instituição, autoridades locais, convidados e familiares dos mais novos profissionais de nível superior do estado de Pernambuco.

Os cursos de Bacharelado em Agronomia, Engenharia de Alimentos, Zootecnia, Pedagogia, Medicina Veterinária, Ciências da Computação e de Licenciatura em Letras se despediram dos seus alunos, que vão desbravar um novo mundo e iniciar um novo ciclo como destacou o formando Joaquim Neto, representante dos oradores das turmas: “Temos muito que agradecer por estar aqui nesta noite. Enceramos um ciclo para iniciar outro, mas não que temer isso, pois a vida é assim. Não podemos nos deixar vencer pelo medo”, afirmou.

A Reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, pediu licença aos pais e destacou o papel das mães para que aqueles estudantes estivessem lá. “Os pais são e sempre serão muito importantes, mas nos dias de hoje sabemos que, na grande
maioria das vezes, quem está ao lado do nosso estudante, dando força para ele continuar é a mãe”. Ainda em seu discurso, Maria José fez questão de chamar os estudantes Naiany
morim e José Barbosa para representar todos
os formandos.

Eles são indígenas, da tribo Fulni-ô, os
primeiros a se formar na UAG; ambos
em Medicina Veterinária. Os dois
enfrentavam 170 km diariamente entre a tribo, onde vivem e a universidade onde fizeram o curso superior. “No começo houve uma resistência, inclusive da minha mãe que tinha medo que eu perdesse a minha identidade indígena, mas depois ela entendeu que era o melhor para mim”, afirmou Barbosa. Naiany ressaltou que as bolsas de permanência, disponibilizadas pela UFRPE foram fundamentais para que eles pudesses terminar o curso: “Tínhamos muitos gastos com transporte e alimentação, pois como são 87 km de distância, precisamos de mais uma passagem e terminamos passando muito tempo fora de casa e sem o auxílio não teríamos como nos manter na Universidade”.

Marcelo Carneiro Leão, Vice-Reitor da UFRPE destacou a importância da expansão universitária e da disponibilização em todo o Estado de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. “Por mais dificuldades que existam, não podemos deixar este processo de interiorização das universidades parar. Ele não tem apenas que continuar, mas ser ampliado”, destacou.

Ainda estiveram presentes no evento, Airon Melo, Diretor Geral e Acadêmico da UAG, Jaqueline Cavalcanti, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, o Professor Severino Mendes Júnior, da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão, Romero Gomes, representante dos paraninfos e Márcia Félix, representante dos patronos.