Confira Edital de Matrícula e disciplinas do período 2020.1

imagem com texto Plano de Funcionamento UFRPE Central de Informações

[ATUALIZAÇÃO 29.03]

Foram divulgados horários das disciplinas e edital de matrícula do período letivo 2020.1. Acesse AQUI

...........

Foi aprovada, por unanimidade, em reunião conjunta dos Conselhos Superiores, na manhã desta terça-feira (16/03), a Proposta de Plano de Funcionamento da UFRPE em 2021. Também foi referendada, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), à tarde, a proposta de calendário acadêmico letivo de 2020, escolhida pela comunidade acadêmica por meio de votação, bem como a resolução de ensino para a retomada dos semestres 2020.1 e 2020.2.

Fica instituído, portanto, que o reinício do semestre letivo regular 2020.1 ocorrerá no próximo dia 5 de abril, com intervalo de férias em janeiro de 2022, conforme a Proposta 2, que obteve 48,9% dos votos, das 2.883 respostas registradas no formulário durante o período de consulta pública.

Tendo em vista as novas determinações do Governo do Estado, que restringirá atividades entre os dias 18 e 28/03, será realizada, nesta quarta-feira (17/03), reunião da Administração Superior com o Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) da UFRPE para medidas emergenciais durante esse período.

O Plano de Funcionamento aprovado, que contempla diversos eixos, propõe, inicialmente, o sistema remoto como regra e o presencial como exceção, respeitando-se os protocolos de biossegurança do Estado de Pernambuco e do Comitê de Prevenção ao Coronavírus (COVID-19) na UFRPE. No caso do ensino de graduação, bem como dos ensinos médio e técnico, as atividades acadêmicas seguirão o regime híbrido, com auxílio das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) e algumas atividades presenciais, em diálogo com as orientações sanitárias e decretos oficiais do cenário pandêmico.

Os documentos aprovados foram fruto de trabalho iniciado ainda no segundo semestre de 2020, a partir da produção de Grupos de Trabalho formados por docentes, discentes e técnico(a)s-administrativo(a)s de todos os setores e unidades da Instituição, além de representantes da Universidade Federal do Agreste Pernambuco (Ufape). Durante o mês de fevereiro, qualquer pessoa da comunidade universitária da UFRPE e da Ufape teve oportunidade de analisar a minuta e enviar sugestões e manifestações.

O Plano de Funcionamento contém informações a respeito do funcionamento da UFRPE a partir dos seguintes eixos norteadores: Ensino de Graduação; Ensino de Pós-Graduação; Pesquisa; Internacionalização; Extensão e Cultura; Assistência Estudantil; Gestão de Pessoas; Logística e Infraestrutura; e Valorização da vida, direitos humanos, diversidades e enfrentamento às desigualdades.

HISTÓRICO

A UFRPE, consciente de seu relevante papel na sociedade, vem pautando suas ações, neste momento de pandemia da Covid-19, respeitando a saúde e o bem-estar físico e emocional da comunidade universitária. Inicialmente, em março de 2020, aulas e atividades não essenciais foram suspensas, e medidas necessárias foram tomadas, em consonância com a orientação das autoridades sanitárias internacionais, nacionais, estaduais e municipais, para garantir a segurança das pessoas de nossa Universidade – estudantes, técnico(a)s, docentes e terceirizado(a)s – bem como o funcionamento das atividades essenciais e emergenciais.

A primeira versão do Plano de Funcionamento também foi produzida de maneira participativa, com consulta pública, e foi aprovada, por unanimidade, pelos Conselhos Superiores e publicada em julho de 2020. No documento, destacavam-se orientações para a implementação do Período Letivo Excepcional (PLE), iniciado em agosto de 2020, além de instruções para a realização dos serviços de maneira remota, e excepcionalmente, de modo híbrido pelos servidores e servidoras, respeitando as normas das autoridades sanitárias e administrativas.

Mesmo num período tão difícil – de perdas de inúmeras pessoas estimadas da nossa comunidade, do nosso convívio e de referências, no País e no mundo – a UFRPE conseguiu não apenas manter seu funcionamento e superar obstáculos, como também alcançar objetivos, inovar, promover inclusão e acumular realizações. Entre elas, ações emergenciais para formação e apoio para ensino, pesquisa e extensão; iniciativas de enfrentamento, monitoramento e desenvolvimento científico referentes à Covid-19; obras, reparos e melhorias de infraestrutura; criação e reformulação de órgãos, institutos; e renovação dos espaços, estruturas e mecanismos de gestão.

Destaca-se também que a situação da pandemia continua sendo monitorada, sistematicamente, pelo Comitê de Prevenção ao Coronavírus, para garantir que as medidas adotadas pela Instituição sejam adequadas e ágeis, visando à saúde e ao bem estar da comunidade, bem como ao funcionamento das atividades institucionais.

Confira, nos anexos abaixo, a Minuta aprovada do Plano de Funcionamento da UFRPE, o Calendário Letivo 2020 aprovado e a Resolução de Ensino, bem como apresentações resumidas produzidas pelos gestores de alguns eixos.

29/03 - Divulgado edital de matrícula e horários de disciplinas de 2020.1

18/02 - UFRPE apresenta Minuta do Novo Plano de Funcionamento para consulta pública

1/12/2020 - Grupos de Trabalho iniciam discussões sobre o Planejamento UFRPE 2021

30/11/2020 - Confira aqui o processo do Plano de Funcionamento vigente em 2020