CPA debate avaliação institucional em simpósio na UFRPE

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFRPE realizou no dia 21 de novembro de 2019, o II Simpósio sobre Avaliação Institucional. Este ano o tema geral do evento foi “A autoavaliação na ordem do dia: graduação e pós-graduação”. A abertura do Simpósio contou com a apresentação da Escola de Música Naná Vasconcelos seguida da saudação da Reitora da UFRPE, profª Maria José de Sena, do Vice-Reitor, prof. Marcelo Carneiro Leão e da presidente da CPA, profª Isabel Oliveira.

Durante o período da manhã, “A autoavaliação nos cursos de graduação” foi o tema da mesa-redonda formada pelos professores: Carlos Eduardo Thompson (UFRPE/Codai), Michelle Pinheiro Rodrigues (Faculdade Senac), Anna Lúcia Miranda (UPE), Emanuel Souto Silveira (UFPE) e Isabelle Jacqueline Meunier (UFRPE).

No período da tarde, a mesa-redonda sobre “A autoavaliação e planejamento nos programas de pós-graduação” contou com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, profª Madalena Pessoa Guerra, do prof. José Wilton Junior (Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical), da economista Manuela Medeiros Gonçalves (Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional) e da prof. Isabel Oliveira (CPA).

O público presente ao evento teve a oportunidade de interagir com os palestrantes contribuindo, assim, para enriquecer o debate sobre avaliação na UFRPE. A CPA agradece a presença de docentes, técnicos e estudantes da UFRPE, bem como a participação das seguintes instituições: Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Faculdade Senac Pernambuco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE).

Como encaminhamento das sugestões propostas pelos participantes do Simpósio durante a mesa-redonda sobre “A autoavaliação e planejamento nos programas de pós-graduação” realizou-se uma reunião entre a CPA, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, a fim de traçar estratégias de ação para o desenvolvimento de um processo de autoavaliação e planejamento estratégico nos programas de pós-graduação da UFRPE.