DEd planeja atividades e discute rumos da universidade pública

Público do seminário

O Departamento de Educação (DEd/UFRPE) realizou, nas últimas quinta e sexta-feiras (19 e 20/04), mais uma edição do Seminário de Avaliação e Planejamento de Atividades, evento que marca o início das ações a cada ano letivo. Por meio de mesas redondas e debates, docentes e técnicos-administrativos do Departamento elaboraram conjuntamente o plano anual de ações voltadas a ensino, pesquisa, extensão e gestão, considerando o contexto institucional e nacional.

Neste ano, o tema do seminário foram os Rumos da Universidade Pública no Brasil e seus Reflexos na UFRPE, que ilustrou a mesa de abertura, na manhã do dia 19, na Sala de Seminários do Cegoe. Na ocasião, a diretora do DEd, professora Mônica Folena Araújo, mediou a palestra dos professores Paulo Rubem Santiago (UFPE) e Lúcia Falcão Barbosa (UFRPE). Também participaram da inauguração do seminário o diretor do Departamento de Ciências Sociais (Deciso), professor Carlos Alves Pontes, a professora Socorro Valois, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), e a técnica-administrativa Rosaura Mesquita, representante da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep).

Professora Mônia FolenaA professora Mônica Folena destacou a importância do seminário, em que os participantes se debruçam coletivamente sobre as ações internas sem deslocá-las do contexto externo. “Nada mais oportuno do que discutirmos todas essas questões num momento em que a universidade pública vem sofrendo sucessivos ataques, desde cortes orçamentários e cerceamento da liberdade de expressão até a descontinuidade de programas de grande relevância para a educação. Mas nosso papel, enquanto universidade, é sempre o de resistir”, sublinhou.

Na sua explanação, o professor Paulo Rubem fez um apanhado das questões, fatos e decisões que teriam levado o Brasil à atual situação para tratar do futuro das universidades públicas. Para ele, está sob ataque severo o processo brasileiro de pensar, com autonomia, seu projeto de nação. De acordo com o pesquisador, “vivenciamos a consolidação do processo de desmonte das conquistas oriundas de grande mobilização e conflitos históricos”.

Em seguida, a professora Lúcia Falcão contextualizou a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e outros programas da área educacional no Brasil e na UFRPE, além das repercussões em torno do seu processo de desmonte.

Após o debate de abertura, foram realizadas atividades e discussões relacionadas ao DEd, com a participação dos atores internos, além de encaminhamentos para o ano de 2018. Foram apresentadas as ações de ensino, extensão, pesquisa e gestão e realizados trabalhos em grupo para o posterior planejamento de atividades. Por fim, foi organizada uma plenária para socialização das ações planejadas e do processo de avaliação.

Paulo Rubem SantiagoProfessora Lúcia Falcão

Mesa de abertura do evento