Desenvolvido por estudante da UFRPE, projeto busca ampliar participação das mulheres no universo da computação

Lidiane Monteiro: fundadora do InspirAda na Computação

Nesta quarta-feira (20/05), o Blog InspirAda na Computação (www.inspiradanacomputacao.com/) completa 6 anos do início de suas atividades. Fundado pela estudante de Licenciatura em Computação da UFRPE Lidiane Monteiro, o espaço busca chamar a atenção para a necessidade de garantir mais espaços para as mulheres no universo da tecnologia, das ciências e nos ambientes acadêmicos, sobretudo em áreas que tradicionalmente privilegiam os homens.

O nome do blog presta uma homenagem a Ada Lovelace, a primeira programadora da história. Nesse sentido, a proposta é sensibilizar mais mulheres para que sejam “inspirAdas" por essa área do conhecimento.

“Desde o início identificamos que há pouco conteúdo nas redes sobre computação, ciência e tecnologia escrito por mulheres, principalmente sobre assuntos técnicos (programação, infraestrutura, astronomia, etc). O Blog InspirAda na Computação quer alcançar seu objetivo principal: Ter mais mulheres escrevendo sobre conteúdo técnico e não técnico de computação, ciência, tecnologia, educação e empreendedorismo social”, destaca a fundadora do Blog InspirAda na Computação.

Ao longo dos anos, a iniciativa individual de Lidiane Monteiro foi somando forças, atraindo novas parceiras para escrever sobre tecnologia e ciência, o que potencializou o a ideia de construir um espaço colaborativo que fortalecesse a voz das mulheres. Atualmente, além de Lidiane Monteiro, fazem parte da equipe do InspirAda Dalianny Vieira (Desenvolvedora de Software e Ilustradora), Raira Izabel (Ilustradora, Publicitária e graduanda em Artes Visuais Digitais pela UFRPE), Anne Kelly Ribeiro (Desenvolvedora de Software e Engenheira da Computação pela UFPE), Anicely Santos (Analista de Sistemas e Pequisadora sobre Tecnologia, Questões Raciais e Encarceramento), Aline Santana (Pedagoga e graduanda em Licenciatura em Computação na UFRPE), Carine Neris (Desenvolvedora de Software e graduanda de Ciência da Computação na FG), Fernanda Santos (Cientista de Dados e Mestranda no CIn-UFPE) e Deborah Pereira (Desenvolvedora de Software e graduanda em Ciência da Computação na Unicap).

“Compartilhamos conteúdo como forma de estimular mulheres para área de computação, promover o acesso ao conhecimento técnico e trazer como resultado a igualdade de oportunidades, uma nova cultura nos ambientes de trabalho e fomentar o interesse feminino para áreas tecnológicas”, destaca a apresentação do InspirAda na Computação. O A InspirAda é parceiro da UFRPE no projeto RuraLive.

No dia em que completa 6 anos de existência, o Blog preparou uma programação especial com a realização de uma transmissão ao vivo, a partir das 18h30, no perfil do Instagram do InspirAda (@inspiradanacomputacao). Na ocasião, serão contadas um pouco dos 6 anos do projeto através de curiosidades, além do anúncio de novidades e realização de sorteio.

O projeto também convida as seguidoras e os seguidores a participarem de outras duas lives em sequência, nas comunidades PyLadies Recife e Eu Developer – Serviço Social e Tecnologia.

Confira abaixo a programação comemorativa:

18h30 - Aniversário 6 anos InspirAda na Computação (Curiosidades, anúncio de novidades e sorteios) Aqui: https://www.instagram.com/inspiradanacomputacao/

19h30 - [PyLadies Recife] UX Design na prototipagem de software e aplicativos (Ana Caroline Carvalho) Aqui: https://youtu.be/DRoxSsaGkJ8

20h30 - [Eu Developer] Juventude Rural e Redes Sociais (Fernanda Sardelich) Aqui: https://www.instagram.com/eu.developer/