Docente da UFRPE marca 40 anos de vida acadêmica com lançamento de dois livros e um blog

professor Angelo Bras com seu cachorro marrom KaluEm tempos de bravas respostas da Natureza, que grita através de doenças e desastres, como seria oportuno escutar o que têm a dizer os ventos, terras e águas por meio das pessoas que vivenciam as adversidades dos ambientes e se inserem na diversidade de seus contextos! O docente da UFRPE Angelo Brás Fernandes Callou voltou olhos e ouvidos a esses sujeitos, ao longo de 40 anos de vida acadêmica, e compartilha seus trabalhos e impressões em dois livros e um blog, a serem lançados no dia 18 de junho, às 16h30, na creperia Anjo Solto, no bairro do Pina, Recife.

O lançamento dos livros A Voz do Mar e Kalu: escritos em companhia e do blog CyberExtensão é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (Proexc) e Departamento de Educação da UFRPE, além da Associação dos Docentes (Aduferpe). Todo o valor arrecadado com a venda dos livros, em tiragens reduzidas, reverterá para o projeto Ruralinda Solidária, em apoio às pessoas atingidas pelos desastres decorrentes das chuvas na Região Metropolitana do Recife.

No blog CyberExtensão, Angelo Brás compartilha crônicas, vídeos, fotografias, pinturas, textos e livros acadêmicos relacionados à extensão rural e à extensão pesqueira, no campo da comunicação e do desenvolvimento local. A ideia é contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas no campo da pesca artesanal, da educação e de áreas afins. O espaço traz ainda documentos históricos, matérias jornalísticas, revistas especializadas e livros, que podem ser utilizados livremente, com as referências. De acordo com o docente, há muito material ainda a ser incorporado, como publicações futuras, além de crônicas e aquarelas. “Este projeto era uma ideia antiga, sempre adiado. Mas, no isolamento social da pandemia, decidi abrir os meus arquivos para, enfim, realizar o projeto”, ressalta. O blog é fruto de um projeto de extensão universitária desenvolvido no âmbito do Departamento de Educação da UFRPE.

capa do livro a voz do marO livro A Voz do Mar é resultado da tese de doutorado do docente, defendida em 1994, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), aprovada com nota 10, com distinção. No ano seguinte, obteve o Prêmio Intercom na categoria Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O texto traduz a busca por compreender as estruturas da relação da Marinha de Guerra do Brasil e os pescadores artesanais, entre os anos de 1919 e 1924, com base na Missão do Cruzador Auxiliar José Bonifácio. Na tecitura de seus escritos, o autor mostra como a ação contribuiu para a configuração sociopolítica tímida e reticente dos movimentos sociais de pescadores, ao longo do século XX. Para ele, “legitimando-se e se perpetuando nas comunidades de pesca, a Marinha marca esses contextos populacionais, através do principal legado retórico da Missão, as colônias, que acabaram por se constituir numa espécie de traço de identidade sociocultural dos pescadores brasileiros”.

Já a segunda obra - Kalu, escritos em companhia – é uma coletânea de textos, notas e crônicas, sobre teatro, cinema, cotidiano, viagens, memórias, publicados no perfil do autor no Facebook e em blogs jornalísticos; prefácios e orelhas de livro publicados. Segundo o próprio, textos acadêmicos com menor ênfase, que não foram publicados, entre outros, juntaram-se à coletânea. “É uma tentativa de conter os textos do universo fluido das redes sociais, onde foram originalmente publicados”, sublinha.

Inspirado na poesia Guardar, do poeta e filósofo Antonio Cícero, Angelo Brás afirma que  não se deve guardar o que se escreve numa gaveta ou num cofre. Principalmente quando foram elaborados em momentos difíceis, como o do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, por exemplo. “O melhor amigo do homem - meu cachorro de estimação, Kalu -, ficou ao meu lado, enquanto escrevia no celular. Daí o título do livro, espécie de homenagem a sua fiel companhia”, conta.

Segundo o autor, o livro é dedicado às vítimas da pandemia. O professor Moisés Santana, pró-reitor de Extensão da UFRPE, escreveu a contracapa.

Serviço:

Lançamento dos livros A Voz do Mar e Kalu: escritos em companhia e do blog CyberExtensão, de Angelo Brás Fernandes Callou.

Sábado, 18 de junho de 2022, às 16h30.

Creperia Anjo Solto - Galeria Joana D’Arc- Av. Herculano Bandeira, 513 - Pina – Recife-PE.