Em encontro na UFRPE, reitores discutem gestão de recursos hídricos e convívio com o semiárido

Fotos dos reitores e participantes do encontro discutindo, numa mesa de reuniões

Foi realizado, na tarde da última terça-feira (03/07), na sala de reuniões da Reitoria da UFRPE, um encontro entre os reitores e representantes das instituições integrantes do consórcio "Pernambuco Universitas". Além da reitora da UFRPE, Maria José de Sena, e do vice-reitor Marcelo Brito Carneiro Leão, estiveram presentes à reunião os reitores Anísio Brasileiro (UFPE), Pedro Falcão (UPE), Julianeli Tolentino (Univasf) e Rodrigo Pellegrino de Azevedo, que representou o reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira.

Na ocasião, os gestores debateram as possibilidades de atuação conjunta das cinco universidades do consórcio, no sentido de disseminar o conhecimento produzido pelas instituições. Os reitores debateram possíveis estratégias de fortalecimento da articulação interuniversitária, bem como da formação de possíveis parcerias com prefeituras, Governo do Estado, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, entre outras.

“Muitas soluções para problemas concretos do nosso povo são tema de pesquisas, projetos e ações dentro das universidades. É fundamental que esse conhecimento possa chegar às pessoas, para que haja uma melhoria nas condições de vida da população”, ressaltou a reitora Maria José de Sena.

A busca por alternativas para o convívio das comunidades com o semiárido esteve no centro do debate. Os reitores chamaram a atenção para a importância da gestão dos recursos hídricos, e para necessidade da construção de estratégias de desenvolvimento socioeconômico dos municípios do agreste e sertão do Estado. Em 2016, o consórcio Universitas elegeu os recursos hídricos em Pernambuco como tema central.

Participantes da reunião discutindo, sentados ao redor de uma mesaComo parte das iniciativas do Pernambuco Universitas, será realizado em outubro deste ano o “I Workshop de Tecnologias Hídricas, Hidrologia e Gestão de Bacias Hidrográficas”. O evento será uma oportunidade de aproximação entre os diversos pesquisadores das universidades do consórcio. Além da troca de experiências, busca-se o fortalecimento de laços institucionais, a construção conjunta de uma agenda cooperativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, entre outros aspectos. Local, data e detalhes do Workshop serão divulgados em breve.

Consórcio Pernambuco Universitas

O consórcio Pernambuco Universitas foi criado em novembro de 2014. Pioneiro no país, o convênio busca promover a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos. Participam do convênio a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).