Energia solar é tema de concurso para estudantes

Em tempos em que se debate muito a saúde do planeta Terra, sua sustentabilidade e os danos históricos, a forma como podemos gerar energia causando o mínimo impacto ao planeta torna-se crucial. Depois de décadas de investimentos em geração de energias que geram poluição, como no caso do carvão, ou danos ambientais, com as hidroelétricas, por exemplo, a procura por fontes mais limpas se torna cada vez mais intensa.

É pensando nisso que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) lançou o concurso Árvore Solar, que objetiva difundir a energia solar como meio de geração de energia elétrica limpa e despertar o interesse de estudantes e professores na criação de novas soluções em geração solar fotovoltaica. As Instituições de Ensino Superior podem participar através de seus estudantes, que podem formar grupos de até cinco integrantes, regularmente matriculados, orientados por um professor.

Os discentes precisam ser de graduação ou pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil e/ou Arquitetura. Também poderão participar os alunos do curso técnico em Eletrotécnica, Eletrônica, e Controle e Automação. Vale ressaltar que um professor pode orientar mais de um projeto, mas os estudantes não podem fazer parte de duas equipes distintas.

O edital lista os requisitos mínimos para submissão dos projetos, são eles: altura mínima de 3 metros da base da árvore até os módulos; on-grid; potência de 2,5 a 3,3 kWp; caso seja utilizado painel solar com tecnologia de silício cristalino, o uso de equipamentos com selo Procel é obrigatório, caso inexistam, uso do selo A do Inmetro; certificação IEC 61730; certificação IEC 61215.

O cadastro das Equipes pode ser feito até 30 de setembro. O dia 30 de outubro é o limite para a submissão das propostas. Em 30/11 serão divulgados os selecionados no concurso. De 01/12/2018 até 30/03/2019 ocorrerá a premiação da Equipe vencedora. O time campeão ganhará uma viagem de 3 (três) dias para conhecer as Usinas Solares de Fernando de Noronha.

O edital com as informações completas está disponível abaixo: