Equipe da Divisão de Segurança Universitária participa de palestra com comandante da Polícia Militar

tentene-coronel ministrando palestra

A equipe da Divisão de Segurança Universitária (DSU) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) participou, na tarde desta terça-feira (09/10), de um encontro voltado à formação dos profissionais e ao fortalecimento das ações realizadas pelo setor. Na ocasião, o tenente-coronel Luciano Nunes, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, ministrou a palestra intitulada "O desempenho do profissional da segurança no contexto universitário".

O encontro foi realizado no Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), no campus Dois Irmãos, Recife. Durante a palestra, o tenente-coronel enfatizou a importância dos profissionais de segurança no contexto das universidades. Segundo o comandante Luciano Nunes, o trabalho de segurança apresenta exigências específicas para o alcance de bons resultados nos espaços acadêmicos, como o diálogo, a escuta e a boa convivência com a comunidade.

Foi enfatizado pelo palestrante a necessidade do uso de inovações e novas tecnologias, como drones e câmeras de vídeo-monitoramento, enquanto parceiras do processo de aperfeiçoamento da segurança em instituições de ensino. Também foi destacada a necessidade da construção e fortalecimento de parcerias entre a segurança universitária e a Polícia Militar, que podem atuar de forma complementar e integrada.

Presente à ocasião, a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, e o vice-reitor, Marcelo Brito Carneiro Leão, destacaram a importância dos profissionais da DSU para a comunidade universitária. Os gestores apontaram ainda que a UFRPE aderiu a uma ata para a aquisição de câmeras voltadas ao vídeo-monitoramento de áreas externas. Ao todo, serão comprados 80 equipamentos deste tipo para a melhoria da segurança dentro das áreas da Universidade.

Segundo Thamara Cabral, diretora do Departamento de Logística e Serviços (Delogs), no qual a DSU está vinculada, o evento de formação foi uma oportunidade para a troca de experiências entre a PM e os profissionais da UFRPE, para a aquisição de novos conhecimentos e, sobretudo, para o fortalecimento das ações realizadas pela Divisão de Segurança Universitária. "Foi um momento muito positivo de integração entre as pessoas que fazem a segurança universitária, uma ocasião para fortalecer nossa motivação em realizar um trabalho cada vez melhor", ressaltou a gestora.

Além da palestra, o evento marcou o lançamento do novo uniforme dos profissionais da Divisão de Segurança Universitária. Foi realizada também uma dinâmica de grupo com a equipe, com o objetivo de promover a integração e a motivação dos profissionais.

Confira abaixo algumas imagens do encontro.

grupo reunido para foto: seguranças da UFRPE, reitora, vice-reitor e policiais militares

Grupo em sala de aula assistindo palestra