Estudante da UFRPE participa de evento da Fundação Nobel entre 40 selecionados do Brasil

Estudante Leandro Nolé em atuação frente ao marA Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem um dos 40 estudantes selecionados, em todo o Brasil, para discutir o valor da ciência no evento Diálogo Nobel Brasil, organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Nobel Prize Outreach – braço de comunicação da Fundação Nobel, em colaboração com o Instituto Serrapilheira. O doutorando em Recursos Pesqueiros da UFRPE Leandro Nolé foi selecionado pelo destaque nos critérios de histórico científico, excelência acadêmica e fluência na língua inglesa, entre 170 indicações de 90 universidades brasileiras.

O encontro ocorre nesta quinta-feira (8/04), a partir das 10h, com transmissão pelo canal do Prêmio Nobel no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ffmcJedP6Yg (em português) e https://www.youtube.com/watch?v=h7Q2gcgHZWI (em inglês).

O evento tem a proposta de promover discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, além de inspirar estudantes brasileiros a perseguirem carreiras científicas.

cartaz de divulgação do eventoA primeira atividade do evento será um diálogo entre May-Britt Moser, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, e Serge Haroche, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2012. A segunda parte contará com a participação do estudante da UFRPE e demais selecionados, em duas mesas-redondas com os ganhadores do Nobel. Pernambuco também será representado pela estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco Erirly Victória Ricarte.

Para Leandro, a importância do evento é principalmente o fato de o Brasil vivenciar atualmente uma precarização do desenvolvimento científico e tecnológico. “Além das graves reduções dos investimentos, existe um constante negacionismo político, o que certamente dificulta a situação. Se esse processo reverter, em breve teremos um êxodo de cientistas brasileiros para outros países mais desenvolvidos e certamente haverrá graves consequências sociais e econômicas”, ressalta.

ATUAÇÃO

Leandro Nolé Eduardo é estudante da UFRPE desde a graduação (2012–2016), tendo cursado o mestrado (2016–2017) e atualmente o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Na sua jornada acadêmica, durante a graduação, o discente estudou na University of Wisconsin e Florida Institute of Technology (EUA), bem como foi laureado pela UFRPE e pelo Conselho Regional de Engenharia de Pernambuco (CREA-PE).

Durante o mestrado, Leandro foi contemplado pelo Prêmio Dárdano de Andrade Lima, pela melhor dissertação do seu programa de pós-graduação no ano de 2017.  Até o momento, Leandro soma a participação em 25 artigos científicos em revistas relevantes da área, sendo autor principal em 11.

Em relação à sua tese de doutorado, o estudante vem desenvolvendo um trabalho inovador, com responsabilidade, competência e proatividade. Sua pesquisa é realizada em cotutela na Universidade de Montpellier (França), considerada centro de excelência mundial em estudos de ecologia, onde realizou seis meses de estágio doutorado-sanduíche, financiado pelo Programa PrInt-UFRPE. Atualmente, está no 36º mês da sua tese, tendo 10 artigos – publicados ou no prelo – diretamente relacionados com a temática, que somam 22 pontos em fator de impacto.

Adicionalmente, durante a vigência do seu doutorado, Leandro participou em inúmeras atividades de extensão científica, apresentando seu trabalho em universidades, televisão, rádio, e tradicionais eventos de popularização científica, como Pint of Science. Por fim, foi nomeado pela AORA (Atlantic Ocean Research Alliance) como Jovem Embaixador dos Oceanos, passando por um curso de formação em Galway (Irlanda) e sendo direcionado para elaboração e coordenação de iniciativas de conservação.

Em fevereiro de 2020 representou o Brasil no All-Atlantic Research Forum, realizado no parlamento da União Europeia, Bruxelas. Além disso, o mesmo participa na elaboração da Década dos Oceanos, uma iniciativa das Nações Unidas que, entre outros, visa à promoção da conservação dos oceanos através da ciência.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em: http://www.abc.org.br/evento/nobel-brasil-2021/.