Estudante da UFRPE participará da Copa do Mundo de Futsal para Surdos

O estudante Mateus Martins (19), do departamento de Educação Física da UFRPE irá participar da quarta edição do Campeonato Mundial de Futsal para Surdos, pela Seleção Brasileira de Futsal. A competição será realizada durante os dias 06 a 16 de novembro, na cidade de Winterthur, Suíça e reunirá cerca de 32 seleções no masculino e feminino.

O camisa 9 da seleção brasileira é o único pernambucano convocado para estar em campo. “Eu fiquei muito nervoso com a convocação, é um sonho que se realiza, eu sei que precisamos lutar para alcançar a vitória, mas nosso objetivo também é mostrar nossas dificuldades, e a forma que encontramos para superá-las”, afirma Mateus.

O estudante, que também joga no time Desportivo Cyperaceae, da UFRPE, lamenta a falta de atenção que a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) recebe, mas ressalta o apoio da Instituição de ensino, “não temos nenhum investimento, se tivesse seria melhor, a CBDS não recebe verba nenhuma, minha família e amigos estão me ajudando nesse processo de treinos e viagens. A UFRPE tem papel muito importante no meu preparo também por que meu departamento me apoia e incentiva na questão dos treinos disponibilizando a academia do DEFIS’, explica o estudante.

Durante a manhã desta sexta (01), a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, recebeu o estudante e comemorou a participação dele no mundial, “é extremamente importante para nós termos um estudante nosso participando, o Mateus não é apenas um atleta, é um jogador de superação, temos o acompanhado nas aulas e ficamos muito felizes em ver a motivação dele”

Esta é a primeira vez em que Mateus se junta à delegação em uma competição oficial. O primeiro jogo da Seleção será no dia 09/11, às 12:15, contra o Japão e será transmitido pelo canal oficial da CBDS no Youtube.