Estudante de Ciências Biológicas faz registro inédito de serpente em Pernambuco

A estudante do curso em Bacharelado em Ciências Biológicas Vanessa Nascimento, juntamente com a equipe de Herpetofauna do Laboratório de Paleoherpetologia e Herpetologia da UFRPE, registraram, pela primeira vez, para o Estado de Pernambuco, a serpente Dendrophidion atlântica FREIRE, CARAMASCHI & GONÇALVES, 2010. A pesquisa é coordenada pela professora Ednilza Maranhão dos Santos.

A espécie pertence à família Colubridae e foi encontrada, em abril de 2015, pela estudante e sua equipe, durante pesquisa no Parque Estadual de Dois Irmãos. Esse estudo faz parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade, núcleo Mata Atlântica Recife/Pernambuco, utilizando para coleta de dados o módulo Rapeld.

De acordo com a coordenadora, essa serpente foi descrita em 2010 e só era conhecida apenas para a Mata Atlântica do estado de Alagoas (Freire et al 2010. Zootaxa 2719: 62–68). Trata-se de uma espécie semi-arborícola, macho medindo cerca de 930 mm de comprimento total (CT), e massa = 64g e fêmea com 750,5mm de CT e massa de 23 g. O trabalho foi aceito na revista Herpetological Review e será publicado ainda neste ano.

Referência:

FREIRE, ELIZA MARIA XAVIER; ULISSES Caramaschi & Ubiratan GONÇALVES 2010. Uma nova espécie de Dendrophidion (Serpentes: Colubridae) da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. Zootaxa 2719: 62-68