Estudantes da UFRPE constroem veículo off-road e competem com Universidades do Nordeste.

Estudantes da Unidade Acadêmica Cabo de Santo Agostinho representaram a UFRPE, pela primeira vez, na 14ª Competição Baja SAE Brasil - Ford Motor Company - Etapa Nordeste. O evento anual é organizado pela Associação de Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE) e neste ano aconteceu em Salvador, reunindo mais de vinte equipes universitárias de toda a Região, durante os dias 01/11 a 03/11.

A equipe da UFRPE, ZabumBaja, apresentou o Michael, o primeiro veículo off-road desenvolvido por eles. O veículo foi nomeado, como uma forma de homenagem, após a morte de um dos estudantes idealizadores do projeto. Hoje, o trabalho envolve 25 estudantes das engenharias e é acompanhado pela Coordenação de Engenharia Mecânica/UACSA.

O objetivo da competição é incentivar os estudantes a desenvolverem um veículo de alto desempenho para terrenos acidentados. Todo o processo é desenvolvido de forma independente, desde o projeto do veículo até a fabricação e teste de qualidade do produto final na competição. Além de desenvolver a aproximação profissional por meio de parcerias com empresas da região, o projeto busca aproximar o público infanto-juvenil à Universidade, por meio de ações nas escolas, o que ressalta a importância prática do Projeto de Extensão ZabumBaja.

Ficha Técnica do Carro Michael:
Professor Coordenador: Philippe Eduardo de Medeiros
Capitão/Lider de Projeto: Bruno Felipe Melo de Albuquerque