Estudantes de engenharia mecânica constroem produto de refrigeração

equipe de alunosNa última quinta-feira (11/07), foi realizada mais  uma entrega de produto, dentro da disciplina de Ar Condicionado e Refrigeração do curso de Engenharia Mecânica da UFRPE - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA). Durante a entrega, os estudantes explicaram todo o projeto, desde a concepção inicial do produto, dentro do escopo pré-definido pelo professor, desafios para aquisição de patrocínio financeiro e apoio técnico, compra dos materiais, desenhos, montagem, testes e validação.

O escopo consistiu em elaborar o projeto e construir uma bancada de refrigeração por compressão de vapor de múltiplo estágio para testes e simulação em diferentes condições de operação, principalmente variações do efeito frigorífico nos diferentes tipos de dispositivos de expansão. Como premissa, os alunos tiveram que aproveitar os componentes de quatro aparelhos de ar-condicionado, tipo janela, que foram recebidos como doação por professores e alunos da UACSA. Além dos componentes mecânicos, a bancada está instrumentada com sensores de temperatura e manômetros.

Os estudantes também construíram a estrutura metálica de apoio e sustentação, executaram a instalação elétrica, realizaram enchimento com fluido refrigerante e executaram testes de estanqueidade e operação. Além do desenvolvimento das competências técnicas, os membros da equipe de projeto tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades transversais, como: comunicação eficiente, execução de reuniões de projeto, gerenciamento de custos, gestão do tempo, solução de conflitos e análise crítica.

Todo o cronograma de projeto foi desenvolvido e discutido com a metodologia de milestones - entregas das etapas de projeto - e gateways - portais de aprovação de cada etapa. Eu, prof. Adriano Marques "Sinto-me feliz e orgulhoso com o resultado final do projeto, lembrando que esse é um legado deixado e que outros projetos surgirão em decorrência deste", declarou o responsável pela disciplina, professor Adriano Marques.

bancada construída

Link do vídeo no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OIoVkV_vTtA&feature=youtu.be