Estudantes e ex-estudantes da UFRPE são selecionados para Hackathon sobre soluções e inovações para o impacto gerado pelo óleo no litoral do nordeste

Durante os dias 06, 07 e 08 de dezembro ocorreu maratona de inovação Kackaton. Na ocisão, estudantes e ex-estudantes da UFRPE, vinculados ao projeto A.MAR – Mutirão dos Mares, tiveram projeto selecionado. A ideia da competição é pensar ideias e formar projetos e empreendimentos que busquem solucionar os desafios deixados após o vazamento de óleo no litoral brasileiro.

Cerca de cinquenta pessoas foram selecionadas para promover as inovações e, entre elas, estavam alunos e ex-alunos da UFRPE: Thiago Matheus (Graduando em Administração), Milka Ferreira Lacerda (Graduada em Agronomia), Jadson Souza (Graduado em Agronomia), Leandro Augusto (Graduado em Biologia e Mestrado em Recursos Pesqueiros), Lika Souza (Graduada em Engenharia de Pesca e Aquicultura), Vitória Sales (Graduanda em Engenharia de Pesca e Aquicultura), Jaqueline Soares (Graduada em História e Mestranda em Educação, Culturas e Identidades) e Allan Igor (Graduando em Engenharia dos Materiais).

Os projetos desenvolvidos falaram sobre a qualidade da água, valorização do pescador artesanal, alternativas de turismo e sistema integrado alternativo de produção de pescado.

As soluções geradas serão compiladas em um documento final, assim como o processo de organização do evento e ambos estarão disponíveis de forma gratuita para todos aqueles que queiram consultar as soluções e apoiá-las nos próximos meses ou reproduzir um mutirão dos mares na sua própria comunidade.

O projeto A.MAR - Mutirão dos Mares (@multiraoamar) foi criado com o intuito de reunir pessoas oriundas da academia, mercado, governo e sociedade civil para pensar ideias e ações de colaboração para reduzir os danos causados após o desastre ambiental decorrente do derramamento de óleo na costa litorânea brasileira.