Estudantes são recebidos com mais conforto e estrutura no campus

Respeito é bom e estudante gosta – e merece. Com essa preocupação, a UFRPE recebe os discentes, calouros e veteranos, com mais conforto e atenção no início deste ano letivo. Além de melhor infraestrutura no campus, tanto na Sede quanto nas Unidades Acadêmicas, a administração investiu em aparatos para deixar a rotina acadêmica mais agradável e produtiva.

Uma das novidades foi a aquisição de carteiras ergonômicas para os estudantes, em substituição às antigas, de madeira. Foram compradas mais de 8 mil unidades, feitas de material mais flexível e adequada para a boa postura dos usuários. Boa parte das cadeiras já foram instaladas em na UFRPE, e as antigas – em bom estado - estão sendo doadas a escolas da rede pública de cinco municípios. O primeiro a receber a doação foi o município de Camucim de São Félix, que foi contemplado com mais de mil unidades.

Outra boa nova é a climatização de novas salas de aula. No ano passado, a partir do Programa de Requalificação dos Espaços de Ensino da UFRPE, foram adquiridos cerca de mil condicionadores de ar, que foram instalados em salas como as dos Departamentos de Zootecnia e Medicina Veterinária, além de salas de estudo da Biblioteca Central, do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), entre outros locais. Neste início de ano letivo, foram contemplados também os espaços do Centro de Ensino de Graduação em Exatas e da Natureza (Cegen). As Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG), Serra Talhada (UAST) e do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) também estão recebendo os aparelhos de ar-condicionado para maior conforto de discentes e docentes. Além de climatização, os estudantes também podem contar com televisores de 55 polegadas e quadros de aço porcelanizado, conforme o projeto Sala de Aula Padrão, que já contempla salas como as de Zootecnia, e chegará à toda a Universidade.

Também já faz diferença no campus o resultado dos esforços dos profissionais dos Departamento de Logística e Serviços (Delogs) e Núcleo de Engenharia e Meio Ambiente (Nemam), que trabalham em ritmo acelerado a fim de garantir melhorias nas edificações, paisagens e acessos para a comunidade universitária. O Prédio Central, que, no ano passado, ganhou escadas reformadas, com corrimãos e degraus adequados, também teve sua fachada e hall repaginados, conforme previsto no projeto de reforma. As primeiras rampas já garantem acessibilidade no prédio e também em outros setores, como as imediações do Cegoe.

Diversos sanitários da UFRPE também foram reestruturados, a exemplo daqueles situados por trás do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que foram amplamente reformados para garantir conforto e comodidade aos usuários. No local, todo o piso foi trocado, as paredes receberam revestimento de cerâmica, foram instaladas novas divisórias de granito, pias, bacias sanitárias e chuveiros. Da mesma forma, os banheiros do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA), da Piscina, do Departamento de Educação e do Cegoe passaram pro intervenções. No caso do DMFA, houve adaptação para a utilização por pessoas com limitações de mobilidade.

Nos locais onde não era possível adaptar os banheiros para a acessibilidade, foram projetados, pelos engenheiros do Nemam, módulos especiais com bacia sanitária e também chuveiro para usufruto da comunidade universitária, principalmente os ciclistas. Os primeiros setores a receberem os módulos são os Departamentos de Medicina Veterinária e Zootecnia, que também serão contemplados com bicicletários.