[FAROL DE NOTÍCIAS] Custo da cesta básica em ST consome 43,9% do salário

Custo da cesta básica em ST consome 43,9% do salário

Postado em   Publicado às 04h40 desta sexta-feira (17)

Um estudo realizado pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) revelou que os serra-talhadenses estão consumindo 43,9% do salário mínimo para se alimentar. O trabalho foi coordenador pela professora Loraine Menêses do Santos, do Curso de Ciências Econômicas, com a participação de alguns estudantes. “Esse projeto envolve alguns docentes e discentes do curso de Ciências Econômicas da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE). Iniciado em 2019, esse projeto foi interrompido em 2020, por causa da pandemia, e retornou em 2022, com a volta das atividades presenciais da Universidade Federal Rural de Pernambuco”, explicou a docente, em conversa com o Farol.

De acordo com o relatório, em maio, o custo da cesta básica em Serra Talhada foi de R$492,07. Fazendo uma
análise comparativa com Recife, onde o custo da cesta foi de R$595,98, vemos que os valores das cestas se comportaram de maneira diferente, pois, de abril para maio, ocorreu um aumento no valor da cesta de Recife e uma redução de 1,8% na de Serra Talhada.

Ainda segundo relatório em que o Farol teve acesso, o peso dos 12 itens que compõem a cesta básica no seu custo, os que tiveram maior participação foram a carne (30%), o tomate (13,6%) e o feijão (7,9%). Feijão e a manteiga ficaram mais caros de abril para maio.

MUDANÇA DE HÁBITO

O relatório da UAST/UFRPE também aponta mudança de hábito dos serra-talhadenses, em virtude do preço da carne bovina. “A carne, apesar de ser o item que possui maior participação no valor da cesta básica, apresentou uma queda de 0,36%, de abril para maio. Em virtude dos altos preços da carne bovina verificados nos últimos meses, os consumidores substituíram o seu consumo por outros tipos de proteína, como frango e ovo. Este último, inclusive, teve uma elevação de preço de 1,22%”, explicou a professora Loraine dos Santos.

SALÁRIO MÍNIMO IDEAL ESTÁ LONGE DE SER CONQUISTADO

O relatório de oito páginas composto por vários gráficos também aponta o tempo de horas gastas pelo trabalhador, para adquirir a cesta básica em Serra Talhada. Em maio de 2022, o gasto com uma cesta básica comprometeu 43,9% do salário mínimo vigente, de R$1.121,10, após o desconto de 7,5% da Previdência Social. Isso significa que foi necessário trabalhar, em média, 94 horas e 40 minutos no mês de maio para adquirir uma cesta básica. Em abril de 2022, para adquirir a mesma cesta, eram necessárias 98 horas e 20 minutos de trabalho, em média. Ou seja, uma redução de 3 horas e 80 minutos.

Estima-se que o gasto com alimentação básica de uma família composta por dois adultos e duas crianças foi de R$1.476,21. Com base nesses dados, o salário mínimo necessário para suprir as necessidades básicas deveria corresponder a R$4.133,89, ou 3,69 vezes o salário mínimo vigente. Novamente comparando com os dados de abril de 2022, o gasto com alimentação básica familiar era de R$1.503,38, sendo o salário mínimo necessário no valor de R$4.209,98.

Link: https://faroldenoticias.com.br/custo-da-cesta-basica-em-serra-talhada-co...