[G1 PE] Consórcio de universidades descarta punição para alunos reprovados ou que não participarem de aulas online

Segundo anúncio feito nesta terça (28), estudantes que desistirem de semestres especiais durante a pandemia também não terão histórico escolar afetado.

Por Pedro Alves, G1 PE

Universidades garantem que alunos não serão reprovados se não quiserem fazer cursos online

Os estudantes que não participarem ou que forem reprovados durante os semestres remotos oferecidos pelas universidades não serão penalizados, segundo o Consórcio Pernambuco Universitas. O grupo é formado pelas instituições públicas do estado. Em coletiva de imprensa transmitida pela internet, nesta terça (28), reitores falaram sobre as atividades pela internet que serão ofertadas (veja vídeo acima).

O Consórcio Pernambuco Universitas é composto pela Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão).

As atividades, nessas instituições de ensino, estão suspensas desde 16 de março devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo o reitor da UPE, Pedro Falcão, os estudantes não terão nenhum ônus se perderem o semestre remoto.

"Os estudantes não vão ter prejuízos no histórico escolar. Não vai aparecer que ele perdeu um semestre se ele desistir, se for reprovado. Temos 30% de alunos com dificuldade de acesso à conectividade, devido a situação de vulnerabilidade social. A associação dos reitores encaminhou um documento para o Ministério da Educação e a Rede Nacional de Pesquisa para que o pacote de dados oferecido para as universidades federais também seja oferecido às estaduais", disse.

Na UPE, estão aprevistas dez semanas de semestre remoto, entre 8 de setembro a 14 de novembro, com atividades completamente desenvolvidas pela internet.

Alfredo Gomes, reitor da UFPE, afirmou que, na instituição, uma pesquisa realizada com mais de 14 mil estudantes indicou que cerca de 90% deles cursarão disciplinas online. Do outro lado, 80% dos professores afirmaram que oferecerão disciplinas.

"Vão ser atividades síncronas (ao mesmo tempo), com aulas ao vivo, e assíncronas. Trezentas horas é o máximo que cada estudantes poderá cursar, exceto para quem está concluindo o curso. Os estudantes no penúltimo e último períodos poderão cursar mais disciplinas. Já tivemos 1,3 mil professores formados nas plataformas virtuais de aprendizagem e outras turmas foram abertas", explicou.

Para o reitor Marcelo Carneiro Leão, da UFRPE, um dos desafios é integrar os estudantes que ingressariam na universidade no segundo semestre de 2020.

"Como ainda não foram matriculados, eles poderão assistir até duas disciplinas como aluno especial. Paralelamente a isso, aproveitamos esse período para ofertar capacitação aos docentes", declarou.

Universidade de Pernambuco

Reitoria da Universidade de Pernambuco UPE — Foto: Pedro Alves/G1

A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou, na quinta-feira (23), que vai oferecer um semestre suplementar, de forma remota e optativa, para retomar as atividades, suspensas desde 16 de março devido à pandemia do novo coronavírus.

IFPE

Campus Recife do IFP fica no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife — Foto: Augusto César/TV Globo

Na segunda-feira (20), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPEanunciou a retomada das aulas do semestre 2020.1, de forma remota, a partir do dia 17 de agosto.

Em nota, a instituição disse que fez diversas ações para viabilizar o ensino nos 16 campi e dez polos de educação a distância, respeitando as especificidades de cada região e da situação dos alunos. Com isso, cada unidade terá autonomia para voltar às atividades na pandemia da Covid-19.

UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

suspensão das aulas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ocorreu em 16 de março. A instituição de ensino anunciou que vai implementar, a partir de agosto, um Período Letivo Excepcional (PLE), com dez semanas de aulas remotas para manter as atividades durante a pandemia. Também haverá auxílio financeiro de até R$ 1.380 para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

UFPE

Reitor da UFPE fala sobre retomada das aulas dos cursos de graduação de forma remota

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) definiu que as atividades de graduação serão retomadas no dia 17 de agosto, de modo remoto, e os estudantes em vulnerabilidade terão apoio da instituição (veja vídeo acima). A pós-graduação, bem como mestrado e doutorado, já voltou aos trabalhos, também de forma remota.

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco totaliza 89.678 casos confirmados e 6.421 mortes pela Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta terça-feira (28), 546 casos da Covid-19 e 45 óbitos em Pernambuco por causa da doença transmitida pelo novo coronavírus. Com isso, o estado chegou a um total de 89.678 pessoas infectadas e 6.421 mortes, números que começaram a ser registrados em março, no início da pandemia (veja vídeo acima).

LINK: Consórcio de universidades descarta punição para alunos reprovados ou que não participarem de aulas online