[G1 PE] UFPE anuncia volta de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância em agosto

Calendário acadêmico prevê reinício das atividades no dia 17 de agosto, na mesma data em que serão retomados cursos de graduação convencional, pela internet.

Por G1 PE

Campus Recife da UFPE — Foto: Ascom UFPE/Divulgação

Os cinco cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) serão retomados no dia 17 de agosto. Na mesma data, ocorrerá o reinício das atividades nas graduações convencionais, que terão aulas ministradas pela internet, em um semestre suplementar. Neste caso o aluno terá adesão voluntária.

As atividades estão suspensas desde o dia 16 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. As aulas da pós-graduação, mestrado e doutorado já foram retomadas, também de forma remota.

A resolução que estabelece o calendário acadêmico foi aprovada na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na sexta-feira (24), por meio de videoconferência.

Os cursos de Educação a Distância oferecidos pela UFPE são: bacharelado em ciências contábeis e as licenciaturas em geografia e letras (língua espanhola e língua portuguesa), além de matemática.

O comunicado da UFPE anunciando a retomada das atividades destaca que foi levado em consideração o mapeamento da vulnerabilidade socioeconômica e que os estudantes de vulnerabilidade terão apoio da universidade.

O edital de matrícula dos cursos EAD será disponibilizado no dia 3 de agosto. As matrículas serão entre 10 e 12 do mesmo mês. Na rematrícula, os alunos terão a possibilidade de escolher novamente os componentes curriculares.

Todas as avaliações dos cursos, tanto para alunos do EAD quanto os convencionais, deverão ser realizadas de forma remota. As atividades nos polos de apoio presencial continuam temporariamente proibidas e sem previsão de retomada. A resolução será publicada no Boletim Oficial da UFPE.

Campus da UFRPE, no Recife — Foto: Vanessa Bahé/G1

UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou na sexta-feira (17) que vai implementar, a partir de agosto, um Período Letivo Excepcional (PLE), com dez semanas de aulas remotas para manter as atividades durante a pandemia.

Também haverá auxílio financeiro de até R$ 1.380 para estudantes em situação de vulnerabilidade social. A suspensão das aulas na instituição de ensino ocorreu em 16 de março.

UPE

A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou na quinta-feira (23) que vai oferecer um semestre suplementar, de forma remota e optativa, para retomar as atividades.

Serão dez semanas, entre 8 de setembro a 14 de novembro, com atividades completamente desenvolvidas pela internet. Um auxílio financeiro também deverá ser oferecido para os alunos em vulnerabilidade social. A aulas da UPE estão suspensas desde o dia 16 de março.

Será feita uma semana de ambientação, entre 31 de agosto e 4 de setembro, para que os alunos, assim como os professores, sejam treinados a utilizar as plataformas virtuais de aprendizagem. Somente depois disso as atividades deverão ser iniciadas.

IFPE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou na segunda-feira (20) a retomada das aulas do semestre 2020.1, de forma remota, a partir do dia 17 de agosto.

Em nota, a instituição disse que fez diversas ações para viabilizar o ensino nos 16 campi e dez polos de educação a distância, respeitando as especificidades de cada região e da situação dos alunos. Com isso, cada unidade terá autonomia para voltar às atividades na pandemia da Covid-19.

Governo confirma mais 62 mortes por Covid-19 em Pernambuco

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco confirmou, no sábado (25), 1.710 novos casos da Covid-19. Com isso, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado chegou a 86.752. Além dos novos registros de infectados, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) contabilizou 62 óbitos, elevando o total de mortes a 6.299 (veja vídeo acima).

LINK: UFPE anuncia volta de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância em agosto