[G1 PE] UFRPE anuncia semestre letivo remoto e auxílio financeiro para incluir estudantes em vulnerabilidade social

Segundo Universidade Federal Rural de Pernambuco, Período Letivo Excepcional deverá ser implementado em agosto.

Por G1 PE

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

A pandemia do novo coronavírus ocasionou a suspensão das aulas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 16 de março. Nesta sexta-feira (17), a instituição de ensino anunciou que vai implementar, a partir de agosto, um Período Letivo Excepcional (PLE), com dez semanas de aulas remotas para manter as atividades durante a pandemia. Também haverá auxílio financeiro de até R$ 1.380 para incluir estudantes em situação de vulnerabilidade social (veja a quem se aplica no fim do texto).

A decisão foi tomada por meio de consulta pública com membros de toda a comunidade acadêmica. O plano foi aprovado por unanimidade por mais de 150 representantes dos corpos docente, discente e técnico da instituição.

O PLE vai ter adesão voluntária, segundo a UFRPE, "para ajudar os que querem voltar às aulas, os que querem e não podem e quem não pode voltar de forma alguma".

Quem não puder participar não será penalizado e poderá voltar às atividades normalmente, quando o semestre de 2020.1, que está suspenso, for retomado.

O início das aulas deverá ser definido pela Câmara de Ensino da universidade, até o fim de julho. A regra geral é que os serviços sejam realizados remotamente, com exceção da atividade de servidores, respeitando as normas das autoridades sanitárias e administrativas.

Os servidores que podem desempenhar o trabalho de forma híbrida são aqueles que atuam na área administrativa da instituição. Eles deverão trabalhar, prioritariamente, de maneira remota, e minoritariamente de forma presencial.

O plano contempla as atividades acadêmicas e administrativas, dividido em eixos de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, logística, serviços e infraestrutura, assistência estudantil, gestão de pessoas, hospital veterinário e biblioteca.

O plano aprovado é temporário, enquanto durar a pandemia da Covid-19, e será monitorado periodicamente, podendo sofrer ajustes quando necessário.

Auxílio Emergencial

Para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, a UFRPE criou o Auxílio Emergencial para Inclusão Digital, para que eles adquiram equipamentos para as aulas remotas. O edital pode ser acessado pela internet (veja detalhes no fim do texto).

O Auxílio Emergencial para Inclusão Digital pode ser solicitado por candidatos inscritos nos processos seletivos da assistência estudantil de 2019, que apresentaram perfil para os programas, mas não foram classificados dentro do número de vagas e não recebem nenhum tipo de benefício da UFRPE; por beneficiários da Assistência Estudantil que estão recebendo exclusivamente os benefícios da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão e demais estudantes que comprovarem a condição de vulnerabilidade socioeconômica.

As inscrições podem ser realizadas por meio de um formulário online, divulgado em uma data específica para cada grupo de proponentes. A data de inscrição é de 20 a 24 de julho para os inscritos nos processos seletivos da assistência estudantil de 2019 e não foram classificados; de 27 a 31 de julho para beneficiários da Assistência Estudantil e de 3 a 7 de agosto para os demais proponentes. O valor liberado será pago em quatro parcelas de R$ 345.

Em todos os casos, é obrigatório ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Somente será aceita a inscrição de candidatos que atenderem a todos os seguintes requisitos:

• Apresentar situação de vulnerabilidade socioeconômica;
  • Estar regularmente matriculado no período letivo excepcional (PLE);
  • Não estar matriculado em outra Instituição de Ensino Superior pública ou privada;
  • Não haver sido diplomado(a) em qualquer curso de graduação em instituição pública ou privada.

O número de vagas não foi divulgado, porque dependerá da disponibilidade orçamentária da UFRPE. Em até 15 dias corridos desde o recebimento da primeira parcela do benefício, o estudante deverá prestar contas, com a nota fiscal da compra do tablet, chromebook ou notebook e seus complementos. A prestação de contas será no valor mínimo de R$ 1.380. Não serão aceitos valores inferiores.

Quem não prestar contas após o recebimento da primeira parcela perderá o direito às parcelas restantes e terá que devolver o valor já recebido.

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) definiu que as atividades de graduação serão retomadas no dia 17 de agosto, de modo remoto, e os estudantes em vulnerabilidade terão apoio da universidade (veja vídeo acima). A retomada se refere às aulas da graduação. A pós-graduação, bem como mestrado e doutorado, já voltou aos trabalhos - também de forma remota.

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco chega a 77.423 casos da Covid-19

Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (17), 1.332 casos e 33 óbitos causados pela Covid-19. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, o estado passou a totalizar 77.423 infectados e 5.869 mortos devido ao novo coronavírus, números que começaram a ser registrados no início da pandemia, em março (veja vídeo acima).

LINK: UFRPE anuncia semestre letivo remoto e auxílio financeiro para incluir estudantes em vulnerabilidade social