[G1 PE] UPE anuncia semestre suplementar com aulas pela internet a partir de setembro

UPE anuncia semestre suplementar com aulas pela internet a partir de setembro

Segundo a Universidade de Pernambuco, serão 10 semanas, entre 8 de setembro e 14 de novembro.

Por G1 PE

Reitoria da Universidade de Pernambuco - UPE — Foto: Pedro Alves/G1

A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou, nesta quinta-feira (23), que vai oferecer um semestre suplementar, de forma remota e optativa, para retomar as atividades, suspensas desde 16 de março devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a instituição de ensino estadual, serão dez semanas, entre 8 de setembro a 14 de novembro, com atividades completamente desenvolvidas pela internet. Um auxílio financeiro também deverá ser oferecido para os alunos em vulnerabilidade social.

De acordo com o pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, antes do semestre suplementar, será feita uma semana de ambientação, entre 31 de agosto e 4 de setembro, para que os alunos, assim como os professores, sejam treinados a utilizar as plataformas virtuais de aprendizagem. Somente depois disso as atividades deverão ser iniciadas.

"Os semestres regulares de 2020 continuarão suspensos. Os que desejarem cursar as disciplinas poderão fazer isso em setembro. Não conta com reprovação, alguns componentes são obrigatórios e outros, optativos. Quem não quiser ou puder participar estará com a matrícula garantida, congelada, e assim que passar o semestre suplementar devemos retomar as atividades num semestre que deverá ser híbrido entre presencial e remoto", disse o pró-reitor.

Além disso, segundo a instituição de ensino, em agosto, deverá ser lançado um edital para que os estudantes em situação de vulnerabilidade social possam pedir auxílio financeiro para a compra de material tecnológico. Outro auxílio será oferecido para o fornecimento de internet a esses alunos.

"Estamos esperando a dotação orçamentária do governo de Pernambuco para saber o valor a ser oferecido, mas deve ser preço de mercado, não deve passar de R$ 1,5 mil", declarou o pró-reitor de Graduação.

IFPE

Campus Recife do IFP fica no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife — Foto: Augusto César/TV Globo

Na segunda-feira (20), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPEanunciou a retomada das aulas do semestre 2020.1, de forma remota, a partir do dia 17 de agosto.

Em nota, a instituição disse que fez diversas ações para viabilizar o ensino nos 16 campi e dez polos de educação a distância, respeitando as especificidades de cada região e da situação dos alunos. Com isso, cada unidade terá autonomia para voltar às atividades na pandemia da Covid-19.

UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

suspensão das aulas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ocorreu em 16 de março. Na sexta-feira (17), a instituição de ensino anunciou que vai implementar, a partir de agosto, um Período Letivo Excepcional (PLE), com dez semanas de aulas remotas para manter as atividades durante a pandemia. Também haverá auxílio financeiro de até R$ 1.380 para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

UFPE

Reitor da UFPE fala sobre retomada das aulas dos cursos de graduação de forma remota

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) definiu que as atividades de graduação serão retomadas no dia 17 de agosto, de modo remoto, e os estudantes em vulnerabilidade terão apoio da instituição (veja vídeo acima). A pós-graduação, bem como mestrado e doutorado, já voltou aos trabalhos, também de forma remota.

Covid-19 em Pernambuco

Pernambuco registra novos 1.858 casos e 59 óbitos pela Covid-19 nesta quinta-feira (23)

Outros 1.858 casos da Covid-19 e 59 óbitos por causa dessa doença causada pelo novo coronavírus foram confirmados em Pernambuco nesta quinta-feira (23). Com isso, o estado passou a contabilizar 83.240 pessoas infectadas e 6.211 mortes, números que começaram a ser registrados em março, no início da pandemia (veja vídeo acima).

LINK: UPE anuncia semestre suplementar com aulas pela internet a partir de setembro