Gestores da UFRPE debatem sobre possibilidades de mobilidade acadêmica

A expectativa para a possibilidade do lançamento, ainda neste fim de ano, do Programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) foi a pauta que reuniu, na última quinta-feira, 5 de dezembro, a convite do Departamento de Economia (DECON) da UFRPE, a Assessora de Cooperação Internacional (ACI), professora Rita Maia, com membros do DECON, do Departamento de Administração (DADM), do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiape), do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR) e da Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia (UAEADTec).

“É muito importante a aproximação da ACI com os departamentos e programas, uma vez que hoje todos temos sido avaliados, entre outros quesitos, pela nossa capacidade de se articular com organizações internacionais. Precisamos, portanto, trabalhar a articulação com nossos parceiros institucionais”, disse o professor Luiz Maia, do DECON. O professor Jorge Correia, diretor da UAEADTec, acrescentou: “Percebemos que podemos fazer projetos em conjunto, inclusive de maneira mais tecnológica, com recursos disponíveis especialmente para a EAD. A reunião foi o pontapé inicial para que a experiência fortaleça laços e ferramentas para a internacionalização no futuro. Será um excelente projeto para 2020”.

O ELAP

Iniciativa do Governo do Canadá, o Emerging Leaders in the Americas Program é destinado a prover recursos para a mobilidade acadêmica de curto-prazo para estudo ou pesquisa em nível de Graduação (4 meses) e Pós-graduação (4 a 6 meses) a alunos da América Latina e Caribe, bem como financiar a vinda de professores canadenses (2 a 6 semanas) para colaboração em ensino ou pesquisa na instituição de Ensino Superior. São previstas bolsas de $7.200 ou $9.600 dólares canadenses.

“A vinda de professores facilita a internacionalização das nossas pós-graduações, especialmente aquelas com dificuldades de recursos financeiros, em momentos de redução de recursos como na atualidade ou não incluídas no PrInt (Programa de Internacionalização da CAPES que financia bolsas de pesquisa de pós)”, diz Rita Maia, que no último mês esteve visitando instituições canadenses de Ensino Superior em missão no país organizada pelo Bureau Canadense de Educação Internacional. A assessora acrescenta que será preciso estimular os alunos a obterem a proficiência em língua inglesa, já que algumas instituições vão requerer o TOEFL IBT, e cabe à UFRPE ofertar aulas em língua estrangeira nas grades curriculares tanto de graduação quanto de pós-graduação.

Para alunos de graduação, que cursarão o semestre, será preciso assinar um Memorandum of Understanding (MOU), firmando a parceria entre a UFRPE e a instituição canadense. Já para os da pós-graduação, que realizarão pesquisa, apenas a carta de aceite será necessária. A relação das instituições visitadas pela UFRPE em novembro e suas respectivas áreas de conhecimento correspondentes à Rural segue abaixo. “Outras instituições canadenses podem participar do programa, mas tudo depende do contato de cada interessado com a instituição”, informa Maia. “Qualquer interessado pode nos procurar para mais informações. Queremos que o máximo de pessoas em nossa comunidade acadêmica tenham ciência dessa oportunidade”.

MacEwan University – Edmonton-Alberta

Administração, Economia, Licenciatura (Biologia, Química, Física), Biologia, Ecologia, Sustentabilidade

Concordia University of Edmonton – Edmonton-Alberta

Saúde Pública, Agronomia, Zootecnia, Biologia, Recursos Naturais, Tecnologia da Informação-Computação, Pesquisas de Inovação.

Saskatchewan University – Saskatoon-Saskatchewan

Engenharias, Zootecnia, Veterinária, Engenharia de Alimentos, Botânica, Agronomia, Biologia, Economia, Recursos Naturais, Administração, Ecologia

Canadian Light Source – Saskatoon – Saskatchewan

Projetos com Imagem de alta definição e pesquisa

Saskatchewan Polytechniques – Saskatoon – Saskatchewan

Engenharias, Recursos Naturais, Administração, Economia, Gastronomia

University of Regina – Regina – Saskatchewan

Economia, Administração, Educação, Educação Física, Engenharias, Recursos Naturais, Computação e T.I., Letras, Estudos Indígenas – PRAE, Física, Química, Artes Visuais

First Nations University – Regina – Saskatchewan

PRAE, Indígenas

Assiniboine Community College – Brendon-Manitoba

Agricultura, Recursos Naturais, Produção alimentar, Sustentabilidade e Inovação.

Red River College

Engenharias, economia, administração, Gastronomia, Estudo Indígenas – PRAE, Ciências Sociais

University of Manitoba

Administração, Economia, Engenharias, Produção de alimentos, Microbiologia, Doenças Infecciosas, Biomateriais, Produtos Bioativos, Patologia e Câncer, Ecologia, Saúde Pública, Recursos Naturais, Sociologia, Química, História