Gestores da UFRPE fazem balanço das ações de 2020

Gestores da UFRPE se reuniram nos dias 07/01 e 08/01 para apresentar o balanço das ações realizadas em 2020 e o planejamento para 2021. O encontro foi organizado pela Administração Superior, sendo coordenada pelo Reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, e pelo vice-reitor, Gabriel Rivas. A reunião, realizada anualmente, objetiva integrar a equipe de gestores e refletir sobre os feitos desenvolvidos e os desafios para o ano que se inicia.

Representantes da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) destacaram a importância de uma prestação de contas anual, pois além de comporem o relatório enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) permite aos gestores avaliarem a eficácia, eficiência e efetividade do planejamento do ano anterior para uma melhor tomada de decisões.

Na ocasião, o professor Marcelo Carneiro Leão parabenizou toda a equipe e destacou a superação da mesma: “Não foi um ano fácil. A pandemia do novo coronavírus nos fez replanejar tudo para outros meios e nos provocou a tomar decisões de forma mais ágil, com o mínimo de danos possível, mesmo em um cenário de incertezas.”

O reitor destacou ainda as dificuldades ante os contingenciamentos a que as universidades vem sendo submetidas desde 2016, mas mesmo assim a equipe conseguiu entregar um serviço público em educação de qualidade, inclusivo e gratuito de forma a contemplar a sociedade brasileira.  Esta também foi a tona dos gestores em suas apresentações.

A Pró-Reitoria de graduação pontuou o aumento de 9% nas vagas do Sisu em 2020 e da adesão dos estudantes ao PLE, que teve 12.005 matrículas em 2020.3 e 17.764 em 2020.4, além de um aumento de 3% na taxa de sucesso da UFRPE, chegando aos 35%. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura destacou o estímulo ao empreendedorismo econômico social, que resultou na criação de 4 startups, além da implementação de extensão, mesmo em um ano de pandemia.

A Gestão Estudantil ressaltou a importância da concessão de benefícios , mesmo com a suspensão do calendário acadêmico. Todo o orçamento deste item foi aplicado mantendo os estudantes em condições de permanecer na universidade. Outros pontos foram a concessão do benefício Volta ao Lar, para aqueles não residentes no Recife pudessem retornar às suas casas em virtude da pandemia, além da manutenção do acompanhamento psicossocial de forma remota.

A Pós-Graduação sinalizou importantes avanços como a parceria CAPES PRINT, um programa de internacionalização que teve 5 editais publicados em 2020 pela UFRPE. Além disso, sinalizou a fusão de alguns programas de Pós-Graduação, a fim de melhorar a qualidade ofertada, como também destacou as bolsas de PIBIT e PIBIC implementadas em 2020. A Gestão de Pessoas reiterou a importância da qualificação de servidores técnicos e docentes para o ambiente virtual com cursos e acompanhamentos, assim como a publicação de editais e seleções para estagiários.

O Núcleo de engenharia destacou as obras entregues e as adequações feitas em prédios, galpões e laboratórios durante o período de pandemia. O destaque foi a locação e reforma do prédio onde será construída a Unidade Acadêmica de Belo Jardim. O Instituto Ipê, criado em 2020, elencou as ações de empreendedorismo, como o Match Day, as patentes registradas, os registros de software, assim como as ações de fomento à pesquisa.

A Chefia de Gabinete elencou os atendimentos feitos aos demais órgãos para um trabalho mais otimizado na Reitoria da UFRPE.  O Delogs destacou as capacitações gestores, fiscais e terceirizados realizadas e os serviços realizados em 2020, como o controle de acesso ao campus durante a pandemia, apoio logístico para as eleições municipais, serviços de manutenção, dentre outros.  O Núcleo de Tecnologia da Informação pontuou as ações realizadas em atendimento / parceria com outros setores, além das mais de 4.000 solicitações de informática resolvidas durante o ano.

Por fim, o Reitor reiterou o agradecimento a toda a equipe de gestores e o empenho dos mesmos na manutenção dos serviços da UFRPE, mesmo diante de todas as dificuldades impostas no ano de 2020. “Com a certeza de termos cumprido uma missão difícil, encerramos 2020 com saldo positivo e estamos esperançosos por uma 2021 melhor para todos.”, finalizou.