Grupo da UFRPE coleta óleo de cozinha para ajudar pesquisas e cooperativas de catadores

Você já sabe que os vários tipos de óleo de cozinha utilizados para frituras não devem ser descartados na pia, não é? Além de entupir a encanação por causa da aderência, polui lençóis freáticos e até mata animais quando chega aos rios e oceanos.  A fim de contribuir com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, com pesquisas sobre biodiesel, você pode armazenar o óleo em garrafa PET e doar para o Laboratório de Óleo e Biodiesel (LOB) da UFRPE, localizado no Departamento de Química, no Prédio Central do Campus Dois Irmãos.

Com parte desse material, estudantes de graduação e pós-graduação, sob coordenação da professora Cláudia Cardoso, desenvolvem pesquisas para utilização do óleo de fritura na composição do biodiesel, em parceira com a Usina de Biodiesel vinculado ao CETENE. A outra parte é cedida para a ONG Cáritas Brasileira, que apoia cooperativas de catadores. O óleo arrecadado possibilita, entre outras coisas, o abastecimento de carrinhos utilizados pelos catadores.

De acordo com a estudante de Licenciatura em Química Thaynan Jovência da Silva, é possível doar qualquer tipo de óleo, do de soja ao de coco. "O biodiesel já é responsável por 10% do diesel produzido e estamos estudando diversas outras possibilidades", afirma.

O ponto de coleta do óleo fica no térreo do Prédio Central, e basta deixar a garrafa PET no local, sem qualquer burocracia. Também há diversos pontos de coleta no Recife, incluindo as unidades da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).