JavaScript não suportado

 

"I Simpósio dos ODS em Pernambuco" mobiliza municípios e juventude

cartaz do evento

A rede de instituições de Pernambuco comprometidas com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas realiza, nestas quinta e sexta (17 e 18 de outubro), o “I Simpósio dos ODS em Pernambuco – nos Municípios e na Voz dos Jovens”. O evento, que será realizado no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda, tem como objetivo sensibilizar gestores municipais de todo o Estado e mobilizar lideranças juvenis no sentido do desenvolvimento de ações e políticas públicas voltadas à sustentabilidade, tendo como princípios norteadores os ODS. A UFRPE é uma das instituições organizadoras.

As inscrições podem ser realizadas neste link: http://bit.ly/2IQqwsX.

O Simpósio é realizado num momento em que todo o Brasil inteiro está em alerta por conta dos graves impactos ambientais provocados pelo derramamento de óleo cru na costa nordestina, que atingiu centenas de praias, reservas ambientais, e que vêm causando prejuízos a fauna e a flora dos ecossistemas costeiros da região. Durante os dias do evento, gestores e especialistas de diversas instituições estarão reunidos a fim de fortalecer a articulação entre atores públicos e privados envolvidos com a promoção de políticas ambientais.

De acordo com os organizadores, o foco do evento nos gestores municipais busca promover um maior envolvimento desses atores na promoção dos ODS nas cidades pernambucanas. “É nos municípios onde muitas ações podem ser realizadas de forma concreta. A sensibilização dos gestores municipais tem caráter estratégico para a promoção dos ODS no Estado”, destacou Selma Tavares, uma das coordenadoras do evento e que integra a Rede de Articulação ODS Pernambuco, vinculada à Rede ODS Brasil.

Ainda com relação ao Simpósio, o coordenador de Sustentabilidade da UFRPE Walber Santana, que também coordena o evento, destaca a importância da Academia na discussão e proposição de soluções, tendo em vista que a grande parte dos temas que envolvem os ODS exigem capacidade técnica e científica para implementação. “As universidades e institutos têm muito a contribuir com a consolidação dos ODS. Além da formação de profissionais qualificados, a Academia é responsável projetos de pesquisas e de extensão de grande relevância, que podem subsidiar políticas públicas e ações dos diversos atores envolvidos nesse processo”, enfatizou.

cartaz com informaçõesNo dia 17, a programação da manhã conta com a realização de mesas-redondas sobre a articulação em rede para a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas. Também haverá um debate sobre o planejamento de práticas vinculadas aos ODS nos municípios. Assinatura de documento de compromisso pelas prefeituras, apresentação de pôsteres sobre boas práticas municipais, oficinas temáticas, entre outros momentos, fazem parte das atividades que seguem até o fim da tarde.

No dia 18, os jovens assumem o protagonismo da programação. Na ocasião, será realizado o XIII Festival de Música na Escola – os ODS na Voz dos Jovens. Durante o festival, serão apresentadas 15 músicas autorais e inéditas de alunos de escolas públicas de Pernambuco, que foram inspiradas no ODS 10, que trata da “Redução das Desigualdades”. Jovens do Recife, Jaboatão, Paulista, Águas Belas, Petrolina, Ouricuri, Exu, Pubi, Trindade, entre outros municípios, participam do Festival.

O I Simpósio dos ODS em Pernambuco é uma realização da Rede de Articulação ODS Pernambuco, Governo do Estado, Secretaria de Planejamento de Governo (SEPLAG), Rede ODS Brasil, AMUPE, COEP-PE e Secretaria de Educação da Cidade do Recife.

O que são os ODS?

A ONU adotou a agenda internacional de sustentabilidade, o marco inicial desse compromisso foi os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que expiraram em 2015. As principais nações signatárias do protocolo dos ODM fizeram balanço das atividades e a ONU relançou uma nova agenda de sustentabilidade, de 2015 a 2030: os ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável). Os novos objetivos são iniciativas para o alcance da sustentabilidade num sentido mais amplo, definidos por 17 propostas. Qualidade de vida, equidade de gênero e questões ambientais, do ponto de vista de ecossistemas, são alguns dos objetivos vislumbrados.

Cada objetivo da rede ODS requer várias ações para o alcance dos resultados, por meio da união da sociedade civil, poder público e, consequentemente, as instituições de ensino. Os atores da sociedade brasileira têm um papel importante no alcance desses objetivos, por esse motivo, faz-se necessário o diálogo da UFRPE, por ser um ator federal da administração pública, com a sociedade civil, para a incorporação e defesa dos ODS.

Confira em anexo a programação do 1º Simpósio dos ODS em Pernambuco.