Inscrições abertas para a Olimpíada Pernambucana de Matemática da UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promove 7ª edição das Olimpíadas Pernambucana de Matemática (OPEMAT). Organizada pelo Departamento de Matemática, com apoio de outras Instituições de Ensino Superior, a competição consiste na resolução de problemas de Matemática e busca despertar nos estudantes pernambucanos o interesse pela disciplina, bem como estimulá-los a participarem de competições regionais, nacionais e internacionais ao longo do ano. As inscrições são gratuitas e seguem até 30 de junho e os professores ou gestores devem inscrever a sua escolas e seus estudantes por meio do site www.opemat.com.br.

O projeto é voltado para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Pernambuco. O Nível 1 acolhe estudantes matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o Nível 2, dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e o Nível 3 é para estudantes matriculados em qualquer série do Ensino Médio no ano letivo de 2022.

Este ano a competição ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira uma prova de múltipla escolha que será realizada no dia 02 de setembro nas próprias escolas inscritas; e a segunda, consistindo em uma prova dissertativa, no dia 5 de novembro, em um dos 10 polos de aplicação de provas: Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhus, Nazaré da Mata, Ouricuri, Pesqueira, Petrolina, Recife e Serra Talhada. A segunda etapa da competição é voltada exclusivamente para os estudantes que obtiverem as maiores notas na primeira etapa.

Os estudantes mais bem colocados na segunda etapa em cada nível serão premiados com medalhas ou menções honrosas em uma cerimônia de premiação na própria UFRPE sede.

Acompanhe as notícias sobre a OPEMAT pelo nossas redes sociais: @opemat.ufrpe (instagram) e /opematufrpe (facebook).