Foi lançado no dia 17 de novembro de 2020 pelo Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO o relatório global “Rumo ao acesso universal no ensino superior: tendências internacionais.” O relatório, disponível em inglês e espanhol, tem coautoria da professora Daniele Vieira, do Departamento de Administração (DADM).
O lançamento do relatório se deu no âmbito da Conferência “Desigualdades no Acesso ao Ensino Superior por Populações Desfavorecidas da Região da América Latina e Caribe no Contexto da Pandemia COVID-19”, realizada como parte de uma série de seis conferências globais (América Latina, América do Norte, Europa, África, Ásia, e Australasia) organizadas para comemorar o Terceiro Dia Mundial de Acesso ao Ensino Superior (WAHED, na sua sigla em inglês).
O relatório analisou dados globais dos últimos 20 anos para mapear o acesso ao ensino superior, incluindo os principais motivadores e barreiras. Embora o acesso às instituições de ensino superior (IES) tenha de fato aumentado em todas as regiões, questões como equidade, qualidade e desempenho das IES continuam sendo uma área de preocupação.
Entre 2000 e 2018, a taxa global de matrículas no ensino superior (GER, na sua sigla em inglês) aumentou de 19% para 38%. No mesmo período, o GER masculino passou de 19% para 36%, enquanto o feminino passou de 19% para 41%. Isso demonstra que as mulheres se beneficiaram mais com o aumento do acesso à educação superior. Contudo, o acesso às IES no mesmo período difere muito de acordo com o nível de renda, sendo o grupo de renda média alta o mais beneficiado. Ou seja, apesar do avanço no acesso, o ensino superior continua fora do alcance das pessoas mais pobres do mundo.
O relatório completo está disponível no seguinte link: https://www.iesalc.
Para mais informações: daniele.vieira@