JavaScript não suportado

 

Livro "Reflexões à Luz do Envelhecimento" é lançado em evento na Academia Pernambucana de Letras

[caption align="right"][[{"fid":"2824","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":533,"width":300,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]][/caption]

Foi lançado, na última segunda-feira (15/05), o livro Reflexões à Luz do Envelhecimento, na Academia Pernambucana de Letras. Entre outros artigos, a publicação conta com um texto de autoria da mestranda Silvia Cavadinha Cândido dos Santos, da Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social, e da professora Joseana Maria Saraiva, do Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE.

ARTIGO DAS PESQUISADORAS

O artigo trata das categorias de estudo envelhecimento e qualidade de vida, enfaticamente abordadas na sociedade de consumo contemporânea sob os mais diferentes olhares, da ciência e do senso comum, do ponto de vista objetivo ou subjetivo, a partir de abordagens individuais ou coletivas, qualitativas ou quantitativas, aperfeiçoadas e reconceituadas ao longo da história de forma diversificada e, por vezes, divergentes.

Na perspectiva de compreender a multiplicidade de interpretações e os novos significados acerca destas categorias, este estudo tem como objetivo apreender as construções históricas, sociais e culturais, destacando aspectos essenciais que as determinam e as conformam na sociedade de consumo contemporânea.

Trata-se de uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, de caráter explicativo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica utilizando as contribuições e a atenção que vem sendo dada por estudiosos de diversas áreas do conhecimento científico aos fenômenos em questão.

Ressalta-se a importância do debate acadêmico sobre o tema, na perspectiva de assegurar a relação envelhecimento, qualidade de vida e bem-estar dos /as idosos/as como direito de cidadania, portanto, dever do Estado e da sociedade. Inicia-se com uma análise das construções históricas, culturais e sociais acerca da categoria de estudo qualidade de vida e segue-se a explicação sobre os estudos teóricos acerca do processo de envelhecimento e das características que lhe confere boa qualidade de vida e desenvolvimento do envelhecimento saudável - envelhecer bem, significados e tendências.

Finalmente, apresenta-se e discute-se os resultados dos debates em torno da noção de envelhecimento e qualidade de vida e as autoras conduzem sugestões para a produção de novos conhecimentos acerca das categorias de estudo consideradas.

[[{"fid":"2825","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":720,"width":1280,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]

[[{"fid":"2826","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":720,"width":1280,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]