JavaScript não suportado

 

Memorial UFRPE promove workshop "Análise de Objetos de Ciência e Tecnologia"

[[{"fid":"483","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"},"link_text":null}]]A equipe do Memoriral da UFRPE convida para participação no workshop “Análise de Objetos de Ciência e Tecnologia”. A formação será realizada nos dias 25 e 26 de maio na sede do Memorial, no campus Dois irmãos, e será ministrada por Marta C. Lourenço, do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos e Intervenção em Patrimônio Cultural e Memória Social (Lepam).

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: obehpe@gmail.com.

O workshop destina-se a museólogos, historiadores e todos os interessados na cultura material da ciência e da tecnologia. A ação tem como objetivo efetuar uma breve introdução aos principais métodos de análise de artefactos de ciência e tecnologia, seja como fontes para a pesquisa seja para a documentação de coleções.

Informações: http://memorialufrpe.blogspot.com.br/2015/04/analise-de-objetos-de-ciencia-e.html ou https://www.facebook.com/MemorialUFRPE?ref=hl.

PROGRAMA

PARTE I: 25/05

Inventário e catalogação: objectivos e aspectos técnicos (manusear, marcar, numerar, descrever, fotografar). Problemas terminológicos. Fontes primárias e secundárias para o inventário e catalogação. Documentação e dados científicos. A pesquisa.

PARTE II: 26/05

Introdução à cultura material: origens, bibliografia, recursos e principais journals. A cultura material da ciência. Os artefactos e espécimes como fonte. Os níveis objecto, coleção e património. O museu enquanto fonte para a história. Estudos de instrumentos, estudos de património. Biografias de objetos e de coleções. Abordagens metodológicas à cultura material: Métodos Winterthur e Gessner. Biografia de coleções.

Leituras prévias obrigatórias:

Fleming, E. McClung (1982). “Artifact study: A proposed model.”  In Material culture studies in America, ed. Thomas J. Schlereth, pp. 162-73.  Nashville.

Lourenço, M. C. & S. Gessner (2012). Documenting collections: Cornerstones for more history of science in museums. Science & Education. Accessible at DOI: 10.1007/s11191-012-9568-z.