Multa Solidária: ação social que mobiliza a comunidade universitária

Imagem de pessoas recebendo doação de alimentos

O Projeto Multa Solidária transformou a forma como o usuário do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) realiza o pagamento das multas pelo atraso na entrega de livros. No lugar da contribuição financeira via Guia de Recolhimento da União (GRU), as pendências passaram a ser resolvidas por meio da entrega de alimentos não-perecíveis. Os resultados são surpreendentes. Ao longo dos quase seis anos de criação, o Multa Solidária arrecadou cerca de 90 toneladas de gêneros alimentícios, que foram repassados a dezenas de instituições filantrópicas de todo o Estado.

A ideia da troca do pagamento das GRU pela doação de alimentos partiu da Vice-Reitoria, onde se encontra vinculado o SIB na estrutura da UFRPE. A partir da iniciativa, a equipe do SIB construiu o Projeto, por meio do trabalho da servidora Vânia Ferreira, então gestora da Seção de Atendimento. O Multa Solidária é então iniciado em 2012 e oficializado em 2013, com aprovação pelo Conselho de Curadores.

Foto de pessoas colocando alimentos na caçamba de uma caminhoneteSegundo Edson Cordeiro, da Seção de Atendimento do SIB, o Projeto Multa Solidária teve uma acolhida muito positiva na comunidade universitária. “Esse caráter social do Multa Solidária facilita muito as coisas, pois as pessoas sentem que também estão dando uma contribuição a quem realmente precisa”, ressaltou.

De acordo com o gestor, antes da implementação do projeto, havia certa resistência por parte dos usuários na hora de quitar os débitos dos atrasos na entrega. A Seção de Atendimento ao Usuário era sempre procurada para renegociação de dívidas, questionamento de valores e mesmo reclamações. “Isso deixou de existir com o Multa Solidária. Hoje praticamente não temos mais resistências da comunidade, pelo contrário”, destacou.

E mais, praticamente a totalidade das multas são quitadas por meio da doação de alimentos. Calcula-se que menos de 5% das multas são pagas via GRU. Além do processo ser mais prático – e o usuário não necessita gerar boletos e ir a agências bancárias –, os valores totais também trazem uma economia financeira, pois as quantidades de alimento para cada valor do débito são sempre mais em conta que se fossem pagas com dinheiro (veja a tabela).

A comunidade universitária da UFRPE abraçou o Projeto. Os números da solidariedade impressionam. A comunidade do campus Recife/Sede foi responsável por quase 54,5 toneladas de alimentos em 6 anos do Multa Solidária. Nesse mesmo período, a biblioteca da UAST, em Serra Talhada, arrecadou 19 toneladas aproximadamente. Em Garanhuns, a comunidade da UAG contribuiu com 11,5 toneladas. E no Cabo de Santo Agostinho, a arrecadação começou em 2015, totalizando cerca de 4,5 toneladas.

Segundo os organizadores, a escolha das beneficiadas foi feita inicialmente por meio de listas de entidades filantrópicas disponibilizadas por instâncias do poder público. Com o avanço do Multa Solidária, a própria comunidade universitária passou a indicar projetos, associações, grupos e instituições beneficentes como destinatárias dos alimentos.

Foto de pessoas colocando alimentos numa picapeAs sugestões podem ser encaminhadas diretamente à direção da Biblioteca Central, Recife, ou às coordenações das bibliotecas de cada uma das Unidades Acadêmicas da UFRPE.

Ao que tudo indica, o Projeto Multa Solidária seguirá por muito tempo sendo um grande parceiro dos “atrasados”, e também das instituições por ele beneficiadas.

O Sistema Integrado de Bibliotecas, criado em 2014, é constituído por 1 biblioteca/sede administrativa e coordenação técnica (BC), localizada no campus de Dois Irmãos, Recife; 3 bibliotecas setoriais: biblioteca da Unidade Acadêmica de Garanhuns (BS/UAG), biblioteca da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (BS/UAST), a biblioteca da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (BS/UACSA), além da biblioteca de ensino médio e profissionalizante do Colégio Agrícola Dom Agostinho IKas (BS/CODAI), localizada em São Lourenço da Mata. Vinculado à Vice-Reitoria da UFRPE, o SIB totaliza 5 bibliotecas.

Para mais informações: http://www.sib.ufrpe.br/multa-solidaria

Contato: 3320 6180 ou diretoria.bc@ufrpe.br.