JavaScript não suportado

 

NEAB realiza roda de diálogos sobre literatura afrobrasileira

Escritora Cidinha da Silva participa de roda de diálogos sobre Literatura Afrobrasileira no Curso de Especialização UNIAFRO, neste sábado 13/02

 [[{"fid":"1320","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros(NEAB) da UFRPE realiza no dia dia 13/02, a partir das 9:00h, no Sala de Seminários do CEGOE de uma roda de diálogos sobre Literatura Afrobrasileira na abertura da disciplina Língua, Literatura e Artes Afrobrasileiras e Africanas, no Curso de Especialização UNIAFRO: Promoção de Igualdade Racial no Ambiente Escolar e terá a participação da escritora Cidinha da Silva.

Formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, ela iniciou a carreira de escritora publicando artigos acadêmicos sobre relações raciais, de gênero e temáticas associadas a Educação e Juventude. A partir de 2006 passou a divulgar seus escritos literários em prosas e crônicas de modo mais sistemático. Com aguçado senso crítico de leitura do cotidiano social, a autora percorre diferentes temas examinando com precisão diferentes práticas discriminatórias, sexistas, e o racismo que, para ela, muitas vezes, está sutilmente presente nas formas cordiais e afetuosas no dia a dia.

Em seu primeiro livro, Cada Tridente em seu lugar, aborda as ações que visam garantir o acesso e a permanência do negro nas universidades. Na área da literatura infantil publicou os livros Os Nove Pentes D’África (Mazza Edições, 2009)Kuami (Nandyala, 2011), o Mar de Manu (Kuanza Produções, 2011), percorrendo temas como africanidade brasileira, os valores de amizade, amor e esperança.

Entre os seus livros mais recentes estão: Oh, Margem! Reinventa os Rios (Selo Povo, 2011), Racismo no Brasil e Afetos Correlatos (Conversê, 2013, Africanidades e relações raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil, e Baú de Miudezas, Sol e Chuva (Mazza Edições, 2014). Até o momento, já publicou oito livros, entre romances, literatura infanto-juvenil e crônica.

Após a roda de diálogos, Cidinha da Silva autografará alguns de seus livros mais recentes.