Nova estrutura de internet da Biblioteca Central é inaugurada

Solenidade marca inauguração de nova estrutura de redes da Biblioteca Central

O usuário que acessar a internet na Biblioteca Central (BC) da UFRPE vai notar grande diferença na qualidade do serviço. Ao longo dos últimos meses, a BC passou por um amplo processo de reestruturação em sua rede lógica (cabeamento, centrais de distribuição etc.) e na rede elétrica a ela associada, o que garantiu melhorias na velocidade e na estabilidade da internet para a comunidade universitária. Nesta segunda-feira (12/11), foi realizada, no pátio interno da BC, uma solenidade de inauguração das novas estruturas, com a participação de gestores, servidores, membros da comunidade acadêmica e representantes da empresa Zero Um, que executou o serviço.

Wellita Santos fala dos benefícios da obra para a comunidade
Wellita Santos aponta benefícios à comunidade com a obra

“Estamos muito felizes com a realização desses serviços, pois notamos claramente uma melhoria para nossos usuários e também para a equipe técnica que trabalha na Biblioteca”, destacou Wellita Santos, diretora da BC. Segundo a gestora, as reformas foram feitas num intervalo de 2 meses e meio sem que a comunidade usuária fosse prejudicada. “São cerca de mil e quinhentas pessoas que circulam diariamente na Biblioteca. Tínhamos um receio de que essas obras iriam dificultar a vida de todos, mas foi tudo feito com muita qualidade e sem grandes contratempos”, destacou.

Durante o período de obras, todo o cabeamento que atende os pontos de internet foi trocado para um padrão mais moderno. As próprias estruturas por onde esses fios passam foram aperfeiçoadas. Além disso, foi realizada a instalação de novas centrais de distribuição da internet, feita a troca dos quadros de distribuição elétrica, da fiação e realizada a implantação de aterramentos de maior qualidade, entre outros serviços.

Os benefícios não foram apenas técnicos, mas também estéticos. Estruturas e cabos que estavam à mostra ou mal posicionados foram instalados de forma adequada dentro de canaletas específicas, embutidos ou mesmo trocados por equipamentos de melhor qualidade e aparência. “São avanços que proporcionam não só uma melhoria técnica nos serviços, mas também o bem-estar para toda a comunidade”, diz Wellita Santos.

Solenidade foi realizada no pátio interno da BC

Para Ricardo André Cavalcante de Souza, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, a conclusão das obras na Biblioteca Central constitui um marco para a UFRPE, já que esse tipo de revitalização é pioneiro e deverá ser replicado em outros setores da Instituição.

“O usuário sai de uma realidade em que ele não tinha estabilidade, e agora ele tem uma rede altamente estável, disponível na maior parte do tempo e com uma excelente velocidade”, enfatizou. “É como se você tivesse melhorando uma estrada. Ao invés de você ter uma toda esburacada, sem condições para o tráfego dos dados, agora você tem uma pista de alta velocidade”, diz.

Segundo o gestor de TI, a UFRPE tem uma rede interna de 10 GBytes de velocidade e 1 Gigabytes de velocidade de internet. “Com a realização desses serviços, os usuários da Biblioteca têm à disposição todo esse potencial. Podem, por exemplo, ver filmes online de uma forma muito mais tranquila”, ressaltou Ricardo.

Obra reestruturou rede lógica e elétrica da Biblioteca Central
Obra assegura internet mais rápida e estável na Biblioteca

De acordo com o professor Marcelo Carneiro Leão, vice-reitor da UFRPE presidente do Comitê de Tecnologia da Informação (CTI), a execução da obra de Biblioteca Central faz parte de um propósito mais amplo, que visa o aperfeiçoamento permanente da rede de internet e intranet da Instituição. Desde 2012 foram investidos cerca de R$ 7 milhões nesse sentido, com a aquisição e instalação de equipamentos e realização e serviços de infraestrutura. Além disso, foram investidos outros R$ 7 milhões na compra de computadores, notebooks, servidores, equipamentos de hardware a fim de assegurar uma melhoria real para os usuários dos serviços de TI.

"Todos esses recursos que nós adquirimos ao longo dos últimos anos impactavam na necessidade de reestruturarmos as vias, os cabos, toda a estrutura que envolve a transmissão da informação. É esse o trabalho que foi feito na Biblioteca e que estamos dando seguimento para outros espaços da UFRPE", ressaltou o vice-reitor.

O professor Marcelo afirma que duas linhas de atuação foram adotadas para a revitalização da estrutura de rede na UFRPE: uma voltada à melhoria nos setores administrativos e outra que busca atender os espaços em que predominantemente são realizadas as atividades acadêmicas. Áreas próximas ao Prédio de Apoio Administrativo devem receber melhorias ao longo de 2018. O mesmo acontece com os Ceagri’s, Cegoe, departamentos acadêmicos.

“A internet é hoje um ativo muito importante na vida das universidades, tão ou mais importante que água e energia elétrica. Estamos trabalhando para que outros setores da UFRPE tenham o mesmo padrão de qualidade daqui da Biblioteca”, enfatizou.

Compareceram ao evento de inauguração da rede da BC a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carolina Guimarães Raposo; o pró-reitor de Administração, Mozart Alexandre de Melo Oliveira; servidores do Sistema de Bibliotecas, do Núcleo de Tecnologia da Informação, entre outros setores da UFRPE.

Confira abaixo algumas imagens das obras realizadas.

Racks de distribuição de energia elétrica.

Quadro de distribuição elétrica

Racks antigos de distribuição de pontos de internet
Racks antigos de distribuição de pontos de internet.

Novos racks de distribuição de pontos de internet. Mais modernos e resistentes

Cabeamento ótico foi trocado, canaletas instaladas, parte elétrica reestruturada

Salas de estudo agora estão com internet mais confiável e veloz

Aterramento garante segurança para toda a rede elétrica da Biblioteca Central