Novo mestrado da UFRPE, Pós-graduação em Engenharia Física abre inscrições em janeiro

Foi aprovado, no início de dezembro, a abertura do primeiro Programa de Pós-graduação em Engenharia Física (PPENGFIS), sediado na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE). O programa está vinculado à área de Materiais da CAPES.

Embora já exista a graduação em Engenharia Física, o Programa de Pós-Graduação em nível mestrado é o primeiro do Brasil. De acordo com o professor Rafael de Oliveira, responsável pela escrita do projeto do curso, o novo mestrado é motivo de satisfação para a comunidade da UACSA/UFRPE sediar curso e proporcionar oportunidades, suprindo a demanda da área e colaborando para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Para a coordenadora do novo Programa, Martine Chevrollier, “o objetivo desse Mestrado é formar profissionais que agreguem habilidades de engenheiros em resolver problemas do setor tecnológico e produtivo a conhecimentos gerais e domínio de conceitos fundamentais, permitindo-lhes apreender esses problemas com uma visão mais ampla e desenvolver soluções inovadoras”, explica.

O PPENGFIS concentra-se em duas áreas: Materiais e Optoeletrônica e suas linhas de pesquisa são interdependentes, em grande parte, e refletem o caráter interdisciplinar do programa.

Afim de alcançar as duas áreas, as linhas de pesquisa buscam proporcionar aos estudantes uma base conceitual e investigativa em áreas científicas e tecnológicas com forte potencial de aplicação. Com isso, busca-se incrementar a produção científico-tecnológica da UACSA e, como resultado, impulsionar o desenvolvimento da região e de projetos de pesquisa em possíveis parcerias com o polo industrial local.

O corpo docente do PPENGFIS é formado por pesquisadores formados e com experiência em áreas diversas do conhecimento científico, como: Engenharia e Ciência dos Materiais, Química, Engenharia Elétrica, Metrologia Óptica e Óptica Não-Linear experimental, Física da Matéria Condensada, Controle e Dinâmica Não-Linear.

Estão aptos a participar do programa estudantes graduados em Ciências Exatas e da Natureza, Computação, Engenharias e cursos Tecnológicos associados às áreas de concentração do programa. Desta forma, o egresso poderá atuar no desenvolvimento de novas tecnologias; atuar em laboratórios de pesquisa no setor industrial ou acadêmico e desenvolver atividades de ensino.

As inscrições para seleção da primeira turma ocorrerão entre os dias 7 e 31 de janeiro de 2019. O edital, a ser divulgado a partir do dia 02/01/2019, prevê o preenchimento de 15 (quinze) vagas, das quais até 4 (quatro) serão reservadas para candidatos com vínculo formal com os setores de tecnologia e/ou de produção.

Para outras informações acesse: www.ppengfis.ufrpe.br ou pelo e-mail coordenacao.ppengfis@ufrpe.br.