Olimpíada Pernambucana de Matemática é lançada em solenidade na UFRPE

entrega das medalhas opemat 2018

Foi iniciada na manhã desta terça-feira (18/06) mais uma edição da Olimpíada Pernambucana de Matemática (Opemat). O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Matemática da UFRPE e busca despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas do Estado o interesse pela disciplina, bem como estimulá-los a participarem de competições nacionais e internacionais ao longo do ano. A solenidade de lançamento da Opemat 2019 foi realizada no auditório da Biblioteca Manuel Correia de Andrade, campus Dois Irmãos da UFRPE, e contou com a participação da reitora Maria José de Sena e do Secretário de Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amancio.

reitora e secretário de educação de pernambuco
A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, e o secretário de
Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amâncio,
durante a solenidade de lançamento da Opemat 2019

“É um projeto que tem uma importância muito grande para nossa universidade. Busca estimular o ensino da matemática e o interesse dos estudantes pela disciplina. Tenho certeza de que nesse ano a adesão às Olimpíadas será ainda maior que no ano passado”, ressaltou a reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena.

Durante a cerimônia de lançamento, os participantes puderam conhecer os detalhes da edição 2019 da Opemat. As inscrições são gratuitas e vão de 17 de junho a 22 de julho. Os professores das escolas públicas e privadas devem inscrever seus alunos por meio do site: www.opemat.com.br.

Organizada pelo Departamento de Matemática da UFRPE, com apoio de outras Instituições de Ensino Superior, a competição é voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Pernambuco. Ocorre em única etapa, por meio de prova realizada, no Recife, e em polos do interior do Estado em outubro. Em 2019, a prova ocorrerá no dia 19 de outubro de 2019 e será composta por cinco questões, que podem ser proposições, múltiplas e discursivas.

auditório com participantes do lançamento da Opemat 2019A ideia é incentivar os estudos em matemática e também preparar os estudantes para competições internacionais. Os mais bem colocados de cada nível são premiados com medalhas ou menções honrosas. O Nível 1 acolhe estudantes matriculados no 6º e 7º anos do ensino fundamental; o Nível 2, dos 8º e 9º anos do ensino fundamental; e o Nível 3 é para estudantes matriculados em qualquer série do ensino médio no ano letivo 2019.

Presente ao encontro, o secretário Frederico da Costa Amancio destacou o potencial de ações como as Opemat para despertar o interesse dos estudantes pelos estudos. “Não é só a competição em si, mas toda essa movimentação que ela produz faz com que estudantes e professores se motivem, se sintam estimulados na busca pelo conhecimento. É uma experiência transformadora, que tem um potencial incrível de despertar talentos nas mais diversas áreas do conhecimento”, enfatizou o gestor.

O secretário de Educação se comprometeu em estar ao lado da coordenação da Opemat para que o maior número de escolas públicas do Estado possa participar da edição deste ano da competição. "Não só ajudando na divulgação, mas também trabalhando em parceria para que o projetos seja fortalecido e alcance ainda mais estudantes do nosso Estado", destacou Frederido Amancio.

professor thiago diasDe acordo com o professor Thiago Dias, coordenador da Opemat 2019, o projeto vem estimulando estudantes de todo o Estado a participarem de competições dentro e fora do país. “Muitos estudantes iniciam suas trajetórias no universo das olimpíadas com a Opemat. Temos o registro de alunos que foram medalhistas na Opemat e, anos depois, conquistaram também premiações em competições nacionais e internacionais”, disse.

Além do trabalho com os estudantes, a Opemat também promove ações específicas com professores das redes pública e privada. Ao longo do ano, são realizados encontros formativos com conteúdos relacionados às olimpíadas, para que os docentes possam trabalhar em suas respectivas escolas com seus próprios alunos.

Histórico da Opemat
A Opemat foi realizada pela primeira vez em 2015 e teve 150 participantes das cidades do Recife e de Caruaru. No ano de 2016, contou com a participação de 176 escolas e 511 estudantes. Já no ano de 2017, participaram cerca de 1.000 estudantes, do Recife e de outros sete municípios. No ano passado, foram 1.380 estudantes provenientes de 168 escolas. Além do Recife, a prova será realizada em Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Ouricuri.

Acesse todos os detalhes no site: www.opemat.com.br

Confira abaixo algumas imagens do lançamento da Opemat 2019.

lançamento opemat 2019