Olimpíada Pernambucana de Matemática premia estudantes do Fundamental ao Médio

Estão abertas, até o próximo dia 22 de junho, as inscrições para a Olimpíada Pernambucana de Matemática (Opemat), organizada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os professores de matemática das escolas devem inscrever seus alunos gratuitamente pelo site www.opemat.com.br.

Trata-se de uma competição para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio das escolas públicas e particulares de Pernambuco. Ocorre em única etapa, por meio de prova realizada no Recife e em polos do interior do Estado em outubro.

A ideia é incentivar os estudos em matemática e também preparar os estudantes para competições internacionais. Os três primeiros colocados de cada nível são premiados com medalhas, além de ganhadores de menções honrosas.

A Opemat foi realizada pela primeira vez em 2015 e teve 150 participantes das cidades do Recife e de Caruaru. No ano de 2016, contou com a participação de 176 escolas e 511 estudantes. Já no ano de 2017, participaram cerca de 1.000 estudantes, do Recife e de outros sete municípios: Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Pesqueira, Petrolina e Serra Talhada.

Este ano, a Olimpíada continuará com os mesmos polos e a prova ocorrerá no dia 20 de outubro de 2018, às 13h, com duração de quatro horas, e será composta por seis questões, sendo essas de três tipos: proposições múltiplas, abertas e discursivas.

Em paralelo, os mais de 15 professores e também estudantes de graduação e pós-graduação da UFRPE responsáveis pela Opemat realizam oficinas de capacitação para professores de matemática, que ocorrem, aos sábados, até setembro.

Confira todos os detalhes no site: www.opemat.com.br

cartaz de divulgação com as informações já mencionadas