Pesquisador da Vanderbilt University ministra na UFRPE conferência "Abolição e História Política"

Imagem histórica em tons de cinza com personagens e cartazes sobre a abolição da escravatura

O professor Celso Castilho, da Vanderbilt University, de Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos, irá proferir a conferência “Abolição e História Política: Recife e Processos Sociais”. O evento será realizado no dia 30 de julho, às 15h, no auditório da Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade, campus Dois Irmãos da UFRPE, Recife. A atividade é realizada pelo Programa de Pós-graduação em História da UFRPE e coordenada pela professora Emilia Vasconcelos, do Departamento de História e do Mestrado em História da UFRPE. A atividade também se insere no calendário de ações do projeto “Abolição e Pós-abolição em Pernambuco: experiências, trajetórias e direitos (1880-1910), financiado pelo CNPq.O conferencista nasceu em São Paulo, mas ainda criança foi morar nos Estados Unidos (Califórnia).  Se formou em História na UC Berkeley, fez mestrado em Estudos Latino-Americanos na UCLA, e retornou a Berkeley para fazer seu doutorado em História.

Na Vanderbilt University, o professor Celso Castilho concentra suas pesquisas na América Latina e no Mundo Atlântico, com ênfase nos estudos sobre escravidão, emancipação e diáspora africana. O pesquisador é autor de umas das investigações mais densas sobre o movimento abolicionista em Pernambuco, tendo sido realizada no âmbito do seu doutoramento. O estudo resultou no seu primeiro livro: “Slave Emancipation and Transformations in Brazilian Political Citizenship (Pittsburgh, 2016)”.

No livro, Celso Castilho adota uma abordagem política e cultural do processo de abolição e observa as iniciativas de liberdade empreendidas pelos escravizados, as quais foram constitutivas de mudanças mais amplas na prática política. O trabalho recebeu os prêmios Bolton-Johnson e Warren Dean da Conferência sobre História da América Latina e foi escolhido como co-vencedor do Prêmio Roberto Reis de Melhor Livro por obras publicadas em estudos brasileiros em 2016 e 2017.

Celso Castilho vem desenvolvendo uma pesquisa sobre o teatro e a abolição da escravidão e, mais especificamente, sobre como a peça A Cabana do Pai Tomás se insere no debate em torno da escravidão e do uso da esfera pública no século XIX no Rio de Janeiro, Lima, Buenos Aires e Cidade do México. O pesquisador publicou nos últimos anos artigos sobre a escravidão e a abolição em Pernambuco, em português e inglês, nas mais importantes revistas da área de História.

Confira abaixo o cartaz do evento.

cartaz do evento, com informações sobre data, local e horário da palestra