JavaScript não suportado

 

Pesquisadora da UFRPE é premiada durante o Simpósio Internacional sobre tubarões e raias amazônicas

   

A professora e pesquisadora Rosângela Lessa, do curso de Engenharia de Pesca, da UFRPE, recebeu o prêmio "Pioneira em estudos sobre tubarões e raias da Costa Amazônica", durante o Simpósio Internacional sobre tubarões e raias amazônicas.

O Simpósio ocorreu entre os dias 8 e 12 de setembro, em São Luís do Maranhão, local cuja costa corresponde a Amazônia brasileira sob influência do estuário amazônica, e buscou reagrupar os pesquisadores de diversos países com interesses no conhecimento dos elasmobrânquios, uma subclasse de peixes cartilagíneos. Durante o evento foram abordadas a sistemática, a evolução, dinâmica de populações e demais aspectos do ciclo de vida das espécies da região - que compreende um importante número de espécies endêmicas.

Rosângela Lessa começou seus estudos sobre tubarões e raias da Amazônia em 1983, tendo publicado ao longo de três décadas um número importante de artigos científicos com ênfase à conservação desse grupo. Os trabalhos realizados foram decisivos para a política de conservação das espécies na Capital Maranhense, fornecendo dados essenciais para avaliação do estado de conservação que são base das listas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).