"Pesquisas genéticas no Brasil" é tema de evento online gratuito e com certificado

genética

"Pesquisas Genéticas na saúde pública brasileira: até onde avançamos?". Este é o tema dos webinários que o Departamento de Biologia realiza nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 18h, no canal da UFRPE no YouTube (www.youtube.com/ufrpeoficial). Contando com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional, o evento online é gratuito, aberto ao público e concederá certificado de 4 horas aos participantes em cada uma dos dois encontros.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição no evento diretamente na plataforma Sympla.

Inscrições:
webinário 1: https://bit.ly/2HmGUU9
webinário2: https://bit.ly/2HpIZiv

Webinário do dia 29/10

cartaz1No webinário do dia 29/10, o professor Sérgio Danilo Pena abordará o tema “Estudos genômicos sobre a formação e estrutura da população brasileira”. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, Pena criou o Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina e é diretor científico do Laboratório GENE-Núcleo de Genética Médica.

No mesmo dia, a professora Têmis Maria Félix aborda “Pesquisas em Osteogênese Imperfeita”. Médica geneticista do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a pesquisadora é Coordenadora do Centro de Referência em Osteogênese Imperfeita no HCPA, Presidente da SBGM.

Finalizando a programação do dia 29 de outubro, a Professora Maria Helena de Souza Goldman "Contribuições da pesquisa básica em biologia para a saúde humana”. A docente é Professora Associada MS5-3 da Universidade de São Paulo, presidente da Comissão de Pesquisa da FFCLRP/USP (2020-2022) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2020-2022).

O webinário será mediado pela professora Maria José de Sena, ex-reitora da UFRPE e docente do Departamento de Veterinária da Instituição.

Webinário do dia 30/10

card2No dia 30/10, outros três pesquisadores participam do webinário. O dr. Daniel Antunes Moreno fala sobre os  “Mecanismos epigenéticos envolvidos no desenvolvimento e progressão do câncer”. Moreno é Biologista do Centro de Pesquisas em Oncologia Molecular (CPOM) da Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos (2019-2020). Pesquisador de Pós Doutorado do Hospital do Câncer de Barretos ( junho de 2020 - Atual). Experiência.

Em seguida, a professora Danyelly Bruneska Gondim Martins aborda a temática “Diagnóstico molecular: colaboração universidade-empresa aplicada à saúde pública”. A pesquisadora é Professora Associada I do Departamento de Bioquímica da Univerrsidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua como pesquisadora do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE), coordenando o setor de Prospecção Molecular.

Por fim, a Dra. Lorisa Simas Teixeira faz apresenta uma reflexão sobre“Interface entre a alimentação e o genoma”. A pesquisadora é nutricionista na área de saúde pública, atenção primária parte do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Manaus -AM e atualmente é pesquisadora visitante na área de metabolismo de mitocôndrias na Columbia University, Nova Iorque.

Mediador: Professor Valdir de Queiroz Balbino, Departamento de Genética-UFPE.

Proposta dos webinários

Nenhum país pode ser considerado desenvolvido ou em desenvolvimento se não investir e valorizar a pesquisa científica, pois só através da pesquisa científica pode-se construir conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de um povo, de uma sociedade. Os pesquisadores são responsáveis pela formação de recursos humanos num processo de transformação de cidadãos ou cidadãs em todos os ramos da ciência. Aos pesquisadores devemos todo o desenvolvimento tecnológico que vivemos hoje. São eles que criam seus ‘designes’ desenvolvem, publicam dados e produtos e dessa forma alimentam a produção de conhecimentos.

Apesar dos recursos escassos para pesquisa no Brasil, muito tem sido feito em todas as áreas de pesquisa científica como medicina e saúde, física, agricultura, entre outras graças aos esforços e dedicação desses profissionais. O desenvolvimento das pesquisas em doenças genéticas humanas no Brasil, tem sido favorecido pelo conhecimento das bases genéticas das anomalias congênitas e das neoplasias e cujos estudos têm levado a solucionar problemas de saúde pública. Também têm surgido novos desenvolvimentos em genética humana como a descoberta de genes implicados em doenças como a diabetes, a obesidade, doenças cardiovasculares entre outras. Atividades de investigação científica por meio de rastreios e de testes laboratoriais para diagnóstico e prognóstico de apoio à prevenção de doenças genéticas poderão levar a compreender de que forma estas descobertas serão traduzidas na melhoria da saúde da população brasileira.

Assim, os webinários organizados pelo Departamento de Biologia da UFRPE destinam-se principalmente a profissionais e pesquisadores da área de saúde e também a todos que pretendam conhecer a forma pela qual as pesquisas em genética humana contribuem para o controlo de vários problemas de saúde pública dos brasileiros.

Comissão Organizadora:

Maria de Mascena Diniz Maia, Profra da UFRPE Área de Genética; Paula Mascena Diniz Maia, Médica Pediatra do IMIP e Profra da UFPE; Martín Alejandro Montes, Prof  da UFRPE Área de Genética; Paulo Roberto Eleutério Souza Prof  da UFRPE, Área de Genética.