Pint of Science leva ciência à mesa de casa

Recife será novamente palco para o Pint of Science! A capital pernambucana estará repleta de debates sobre ciência, em um formato descontraído, nos dias 08/09, 09/09 e 10/09/2020, mas de uma forma diferente, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Se nas edições anteriores os cientistas saíram de seus laboratórios e levaram seu conhecimento à mesa dos bares da cidade, em 2020 o evento será totalmente online e a plateia poderá assistir do sofá de casa pelo canal do You Tube da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Vítor Lima, coordenador do evento no Recife, destaca a importância de se realizar o evento mesmo com a pandemia: “O Pint of Science surgiu para aproximar o cidadão comum da ciência. A ideia é sempre trazer uma linguagem simples, cotidiana e hoje, as tecnologias digitais e as lives estão muito presentes em nossa realidade. Sendo assim, acredito que teremos um grande evento”.

A pandemia, aliás, será o assunto do primeiro dia de palestras com os pesquisadores Jones Albuquerque, Ernesto Marques Júnior e Ana Carolina Zeri. Serão tratados assuntos como o desenvolvimento da pandemia no Nordeste, os avanços nas vacinas e as soluções do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron para a Covid-19.

No segundo dia, a temática será a missão brasileira na Antárctica com os pesquisadores Gustavo de Oliveira e Paula Rendón que tratarão sobre as pesquisas realizadas no continente gelado. Hermeson de Oliveira desenvolve pesquisas com espécies de briófitas e líquens da região e tratará sobre o tema no evento.
No terceiro, e último, dia o Pint of Sciente Recife 2020 debaterá sobre a ciência inclusiva. Lucy Souza, uma mulher trans, trará para o debate a importância da representatividade na ciência. Tarisson Nawa, indígena acreano que estuda as origens do seu povo, dará voz aos índios cientistas e Alyne Nunes, estudante de doutorando, é pesquisadora das epistemologias negras, além de se debruçar sobre outros assuntos.

“Este ano teremos menos palestras para oferecer temas relevantes e que possam agregar melhor o público neste formato digital. É um ano de adaptação para todos e o Pint mantém sua proposta de divulgação da ciência.