Preparatório para Enem para estudantes de escolas públicas é inaugurado neste sábado (15/05)

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) promove, neste sábado (15/05), aula inaugural do Cursinho Preparatório para o ENEM (Prepex), organizado pela Coordenação de Integração Comunitária (CIC)/ Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (Proexc). O evento remoto iniciará às 9h, no canal oficial da UFRPE, e contará com a participação de Frei David Raimundo Santos, diretor executivo da  Educafro e Tatiane Ribeiro, coordenadora nacional da  Rede Emancipa de Educação Popular

Os convidados/as fazem parte de duas das mais importantes organizações com atuação reconhecida nacionalmente  no âmbito de cursinhos preparatórios populares e gratuitos. Veja mais informações em: https://www.educafro.org.br/site/ e https://www.facebook.com/RedeEmancipa /.

O Prepex UFRPE é um projeto social que tem o objetivo de contribuir na construção de conhecimentos dos estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, na perspectiva de tornar possível o sonho de ingresso nas universidades públicas, em especial. O programa se encontra vinculado à Coordenação de Educação Continuada/ PROExC, sob o encargo de Maria Presciliana de Brito Ferreira.

Com seu calendário retardado em face contexto da pandemia do Covid-19 e das restrições sanitárias e isolamento social, o PREPEX inicia as atividades de 2021, em formato remoto, com mais de 700 estudantes inscritos gratuitamente.

As organizações com muitas histórias em causas populares

A organização Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes/Educafro atua há mais de 20 anos promovendo a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos e através do serviço de seus voluntários/as nos núcleos de pré-vestibular comunitários. “Vale lembrar que a missão da Educafro diz muito sobre as mudanças no cenário da questão racial, já que busca lutar para que o Estado cumpra suas obrigações, através de políticas públicas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação”, destaca Frei David Santos, uma das mais expressivas lideranças atuais na defesa de oportunidades e da democratização do acesso e permanência de estudantes de camadas populares, negros/as e pobres, no Ensino Superior.

Por sua vez, a Rede Emancipas de Educação Popular, criada em 2007, nos seus 14 anos de existência, auxiliou milhares de estudantes a entrar nas mais diversas universidades e a furar o bloqueio do acesso ao Ensino Superior do país, trabalhando com diferentes modalidades de educação popular, como educação no cárcere; educação de Jovens e Adultos, entre outras. “O Emancipa tem como critério trabalhar com alunos de baixa renda que normalmente não tem condições de pagar um cursinho tradicional. Não temos nenhum tipo de corte: para nós, ninguém fica para trás, todos são importantes, e a gente luta muito para que eles façam e continuem no cursinho”, explica Tatiane Ribeiro, educadora popular e militante do movimento, que colabora voluntariamente na Rede Emancipa nacional e, atualmente, exerce a Coordenação Nacional.

Informações e contatos:

cic.proexc@ufrpe.br