Professor da UFRPE integra Campanha Latino-americana de enfrentamento ao racismo

professo josé niltonNesta quarta-feira, 12/5, o professor da UFRPE José Nilton de Almeida, Coordenação de Direitos Humanos e Diversidades/PROExC, e integrante do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros/NEAB, participou da primeira reunião para se integrar ao Comitê Avaliador e da Equipe de Acompanhamento da chamada pública para a 2ª Campanha para a Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina. Iniciativa é organizada pela Cátedra UNESCO “Educación Superior y Pueblos indígenas y Afrodescendientes en América Latina”, vinculada ao Centro Interdisciplinario de Estudios Avanzados da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires, Argentina.

A Campanha visa promover reflexões sobre as múltiplas formas de racismo que ainda persistem nos sistemas de ensino superior da América Latina, e contribui para tornar visíveis importantes iniciativas desenvolvidas nas instituições universitárias para sua erradicação. Para isso, esta 2ª Chamada destina-se exclusivamente a selecionar propostas de ações concebidas e colocada em prática por estudantes, professores/as, investigadores/as e outros/as trabalhadores/as de IES da América Latina. Para as propostas selecionadas não haverá previsão de apoio financeiro, mas obterão suporte institucional da Cátedra, que certificará as iniciativas, assim como promoverá comunicação e o trabalho colaborativa entre as equipes idealizadoras pelas ações e a equipe de acompanhamento da própria Cátedra.

O atual Comitê Avaliador e da Equipe de Acompanhamento desta chamada pública para a 2ª Campanha para a Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina, está composto, inicialmente, por convidados/as de oito países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala e México), que serão responsáveis por selecionar 20 (vinte) propostas de ações institucionais e, na sequência, terão a missão de acompanhar colaborativamente a execução de cada uma delas.

Sobre a Cátedra UNESCO

A Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes na América Latina, criada em 2018, colocou em marcha o projeto denominado de “Iniciativa para la Erradicación de Racismo en la Educación Superior”, para cujo desenvolvimento contou com o apoio do Programa de Participação da UNESCO, do Instituto Internacional da UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (UNESCO-IESALC), e da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL).

Desde então, a Cátedra vem organizando colóquios internacionais, publicação de livros e de diversos artigos acadêmicos e textos de divulgação, produziu mais de 70 micros audiovisuais com depoimentos de histórias de enfrentamento do racismo ou conteúdos temáticos específicos, além de ter organizado o co-organizado fóruns abertos, seminários e oficinas em mais de 40 universidades e outras instituições de ensino superior de 10 países latino-americanos e caribenhos.

tela do google meet com participantes de reunião online

A UFRPE, recentemente, encaminhou correspondência oficial manifestando o interesse e disposição de compor o Conselho Assessor por uma Coalização latino-americana para a Erradicação do Racismo na Educação Superior, um espaço interinstitucional com a participação de mais de 20 universidades de seis países da América Latina.

Cronograma previsto:

●          Período de inscrição de propostas: 15 de maio a 15 de julho de 2021.

●          Divulgação dos resultados das propostas selecionadas: 20 de agosto de 2021.

●          Período de execução das ações: 1 de setembro a   15 de novembro de 2021.

●          Mostra Final Pública das ações realizadas (pelas plataformas Zoom, Google Meet, ou similar):  primeira quinzena de dezembro.

Site da Iniciativa: http://unesco.untref.edu.ar/home
Fanpage da Iniciativa:  https://www.facebook.com/CatedraUNESCOESIAL/