Professor da UFRPE recebe prêmio de revista de astronomia

Imagem do professor Antonio Carlos Miranda
       Antonio Carlos Miranda recebe prêmio da Revista AstroNova

O professor Antonio Carlos Miranda, vinculado ao Departamento de Física da UFRPE, foi reconhecido como um dos nomes que mais contribuíram para a divulgação da ciência no Brasil em 2017, em premiação realizada pela Revista AstroNova, publicação voltada à astronomia e às ciências da natureza. O docente da UFRPE conquistou a 3ª colocação na categoria "Divulgador Científico", em votação online feita pela AstroNova entre os meses de setembro e outubro, cujo resultado foi divulgado no início de 2018.

“Vejo que esse prêmio é para o Projeto Desvendando o Céu Austral. Ele não é feito não só por mim, mas por uma equipe muito grande de pessoas que tem ido às escolas, às cidades do interior, promovido cursos, participado de eventos de popularização da ciência, entre tantas outras ações”, ressaltou o professor Antonio Carlos Miranda, coordenador do Desvendando.

Imagem com nomes dos vencedores na categoria Divulgador CientíficoNa mesma categoria, ficou em primeiro lugar o youtuber Schwarza (canal Poligonautas) e em segundo, Sérgio Sancevero. "São pessoas conhecidas, que desenvolvem um trabalho importante na internet e em muitos espaços, o que enaltece ainda mais a nossa conquista", enfatizou.

Além da premiação para “Divulgador Científico”, foram entregues prêmios nas categorias Pesquisa, Inovação, Astrofotografia, Astronomia na Educação e Grupo de Astronomia.

Miranda é professor adjunto da UFRPE, coordenador do curso de Licenciatura em Física da Unidade Acadêmica de Educação a Distância. É coordenador do Curso de Férias "Novos Talentos" da CAPES na UFRPE. Foi coordenador da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife e da "Caravana da Astronomia" da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, SNCT-PE. É Coordenador do Programa "Desvendando o Céu Austral: Ciência e Tecnologia para Inclusão Social".

O docente participa como orientador do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em Física da UFRPE. Coordena a "Semana de Popularização de Ciência do Semiárido Brasileiro", parceria UFRPE/INSA/ON. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar. Atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de física, ensino de astronomia, extensão universitária, divulgação científica e Popularização de Ciência.

Confira no vídeo abaixo algumas ações realizadas pelo professor Antonio Carlos Miranda e a equipe do Projeto Desvendando o Céu Austral.