Professor do DEPAq organiza manual sobre processamento de pescado

Popularmente conhecido como salmão brasileiro, o Bijupirá ( Rachycentron canadum)  é um peixe que vive em alto-mar cujos hábitos sociais são solitários ou de grupos pequenos. Trata-se um animal de médio porte, que pode chegar a 70kg, com corpo alongado com semelhanças ao do tubarão e busca a migração apenas para acasalamento.

O Bijupirá é objeto de um manual organizado pelo professor Ronaldo Cavalli do Departamento de Pesca da UFRPE e pelos colegas Luis Henrique da Silva Poersch (FURG, Rio Grande, RS) e Fabíola Helena do Santos Fogaça (EMBRAPA Meio Norte, Parnaíba, PI), intitulado “Manual de tecnologias para o abate, processamento e rastreabilidade do bijupirá” e será distribuído gratuitamente para instituições de ensino e pesquisa que atuam na área de aquicultura e pesca.

O manual apresenta os principais resultados relacionados à despesca, abate, processamento, rastreabilidade e utilização de subprodutos do bijupirá obtidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, docentes, estudantes, técnicos, empresários e produtores de diferentes estados brasileiros.

A publicação foi escrita em linguagem acessível a estudantes, produtores e consumidores. Seu principal objetivo é o de retornar à sociedade o investimento e a confiança recebidos. Os resultados das pesquisas contaram com o apoio financeiro do MPA, CNPq, EMBRAPA e CAPES.”

[[{"fid":"2420","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":1232,"width":842,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]