Professora da UFRPE lança livro sobre cadeia de moda em Pernambuco

Capa do Livro Interlaçados. Azul, com imagem de tecido jeans e título escrito em letras brancas

Para falar de moda em tempos atuais é preciso ampliar a visão e lançar um olhar sobre conceitos que vão desde o consumo, produção e comercialização até educação e inovação. Exatamente isto propôs a professora da UFRPE Maria Alice Vasconcelos Rocha, num denso estudo por ela coordenado sobre a cadeia produtiva em Pernambuco, transformado no livro “Interlaçados”, com lançamento nesta quinta-feira (12.07), no Marco Pernambucano da Moda, na Rua da Moeda, Bairro do Recife, às 19h.

O trabalho envolveu estudantes das universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Federal de Pernambuco (UFPE) e registra passagens marcantes na trajetória do setor, enfocando a memória e a produção da moda pernambucana por meio da cultura do consumo.  A professora explica que o livro se propõe a investigar as razões conjunturais vinculadas às iniciativas da cadeia têxtil e de confecções; sintetizar a evolução comportamental da sociedade por meio da cultura de produção criativa e de consumo de materiais; identificar elementos presentes no imaginário que colaboram para a promoção de produtos e serviços da cadeia; bem como apresentar iniciativas inovadoras.

“Enfim, divulgar a moda como linguagem cultural na evolução da sociedade pernambucana”, diz Maria Alice Vasconcelos Rocha, docente vinculada ao Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE.

Essa cadeia, destaca Alice, tem uma dimensão simbólica, cidadã e econômica, definindo a escolha de seis perspectivas analisada: consumo, produção, inovação, comercialização, comunicação e educação, pilares da pesquisa e do livro, ambos com financiamento do Funcultura/PE.

Os interessados em participar do lançamento devem confirmar presença pelo link: https://goo.gl/4XgKbr