Professora e pesquisadora da UFRPE participa de lançamento de livro

A professora da UFRPE Yumara Lúcia Vasconcelos é uma das autoras do livro O Retrato da Mulher na Sociedade Contemporânea”, coordenado pelas professoras Ana Paula Canto de LimaFabiana Leite, que será lançado no próximo dia 09/11. A obra apresenta temáticas relevantes e pertinentes, especialmente considerando o contexto atual. Ao todo são 27 autoras, dentre as quais, a professora da UFRPE, que também é líder do GEPDH - Grupo de estudos e Pesquisas em Direitos Humanos / UFRPE (www.gepdhtrabalho.com),  e cujas investigações são voltadas para o universo trabalhista.

Resultado de pesquisas, o capítulo da professora trata sobre situações de violência contra mulheres no mundo do trabalho. O grupo (interdisciplinar) anima fecunda discussão acerca da ressonância dos direitos humanos no mundo do trabalho objetivando, em nível geral, investigar as relações laborais e o impacto decorrente para a vida do trabalhador. Ao abrigar projetos nessa temática, os estudos contemplam o impacto da qualidade dessas relações sobre a vida do trabalhador. Por essa razão, destinou-se especial atenção ao fenômeno ASSÉDIO MORAL no ambiente de trabalho (antecedentes, repercussão e diagnósticos).

A obra traz outros temas, igualmente interessantes, a exemplo do feminicídio, assédio sexual, violência doméstica e prostituição. De acordo com uma das organizadoras, a Dra. Fabiana Leite, essa experiência autoral coletiva foi muito proativa, sinérgica, na verdade, especial, afinal  "Somos um grupo formado por mulheres, fraternalmente ligadas, atuantes no mundo do trabalho: advogadas, juristas, pesquisadoras do Direito, professoras universitárias."

A Dra. Ana Paula Canto de Lima ressaltou em sua fala que o elo que as conecta é a preocupação com a promoção e preservação dos direitos humanos. "(...) luta que se renova diariamente, que enfrenta desafios.", destacou a organizadora, que completou: "Mais que um lançamento, será para todas nós,  um momento de celebração, de confraternização. Somos um grupo coeso de autoras." Essa leitura é compartilhada pela Dra.Yumara Vasconcelos: "As pesquisas têm recortes, objetos  empírico e teórico distintos, mas as nossas pautas e expectativas dialogam."

A cerimônia de lançamento será conduzida pela anfitriã, a desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, única mulher ocupante do cargo no TJPE, que também assina a apresentação do livro. O evento, aberto ao público, será realizado no salão nobre do Tribunal às 17h e contará ainda com a presença de Ana Luiza Mousinho, Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ingrid Zanela,  dentre outros convidados do meio jurídico e acadêmico. Conheçamos, então, essas mulheres:

• ANA PAULA MORAES CANTO
  • ANATILDES WANESSA DE LUCENA MELLO ROCHA
  • MARIA CARMEN ARAÚJO DE CASTRO CHAVES
  • CARINA DA SILVA CATANHO e BIANCA FREIRE DA ROCHA
  • CLARISSA MARQUES e INGRID TEREZA DE MOURA FONTES.
  • CLERIS MICAELLA DE LIMA LEITE.
  • ELISÂNGELA SOBRAL
  • CLÁUDIA MONTES.
  • FABIANA LEITE DOMINGUES SILVA
  • MARIA LUIZA PEREIRA GONÇALVES
  • FLÁVIA PESSOA GUERRA
  • GERTRUDES TEREZA GUEDES ACIOLY
  • KARINA DUARTE
  • KATIENE GOUVEIA DE SANTANA e MANOELA ALVES DOS SANTOS.
  • LAURA SOUTO MAIOR KERSTENETZK
  • MAÍRA SOUTO MAIOR KERSTENETZKY