Projeto busca valorizar poetas e artistas da UFRPE

logo do projeto território de poesia. texto com a inscrição: território de poesia

Com o objetivo de promover a cultura nos espaços da UFRPE e, ao mesmo tempo, valorizar as contribuições artísticas de talentos da comunidade universitária, será lançado, nesta quarta-feira (03/07), o projeto Território de Poesia. A cada mês, será apresentado um perfil de poeta/artista de diversas expressões da UFRPE por meio de vídeos a serem disponibilizados nas redes sociais e espaços de comunicação instituição. A iniciativa é uma parceria do Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS).

"A UFRPE é um território de poesia. Sempre contou com a presença de poetas incríveis ao longo de sua história", diz Manoel Neto Batista, o Netinho, estudante do curso de Medicina Veterinária e poeta, um dos idealizadores e responsáveis pela produção do projeto. Ele destaca que há na comunidade universitária uma grande diversidade de artistas, entre poetas, compositores, musicistas, artistas circenses, bailarinos, pintores, escultores. O “Território de Poesia” busca contribuir para que as atividades culturais ocupem cada vez mais os espaços da universidade.

De início, a poesia de autoria dos estudantes será o foco das primeiras edições do projeto. A ideia é que o Território inclua também o trabalho de docentes, técnico-administrativos e profissionais das empresas terceirizadas. Apesar de ter a poesia como elemento norteador, outras manifestações artísticas também devem sem contempladas pela iniciativa.

No primeiro vídeo, Netinho Batista apresentará seu trabalho com as palavras. Início na poesia, referências, características da produção, entre outros assuntos, serão abordados pelos próprios artistas a cada edição do Território de Poesia. Poetas das diversas unidades da UFRPE também são convidados a participar do projeto, apresentando seu trabalho. As estudantes Luana Lira (UACSA) e Anne Santana (Recife/Sede) estão entre as próximas participantes do Território de Poesia.

Contato: territoriodepoesia@gmail.com

Confira abaixo o teaser de lançamento do Território de Poesia.