JavaScript não suportado

 

PROPLAN em 5 minutos: o que é responsabilidade socioambiental?

foto de uma lâmpada com uma plantinha dentroO termo responsabilidade socioambiental (ou apenas social) vem sendo crescentemente utilizado nas organizações. Vale destacar que o conceito abrange não apenas aquilo que uma organização está imposta a fazer no cumprimento das exigências legais (compliance), mas, de forma mais ampla, diz respeito à postura adotada pela organização diante dos impactos, negativos ou positivos, ocasionados na sociedade em decorrência de sua atividade. Ou seja, assumir responsabilidade socioambiental não deve ser meramente uma obrigação, mas um compromisso ético da Instituição para com a comunidade.

Mas afinal o que é RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL?

Ainda no início do Século XX algumas organizações empresariais adotaram preocupações para além do lucro, destinando parte dos dividendos ao financiamento de questões sociais. Surgiria assim, rudimentarmente, a responsabilidade social da empresa. Henry Ford foi um ícone nesse sentido. Ao longo dos anos, com o advento de novas preocupações sociais e com o aperfeiçoamento de mecanismos de controle social, a preocupação das organizações e o próprio conceito se expandiu e diversas correntes abordando a temática surgiram, sendo as principais vertentes a “Teoria do Acionista”, a “Teoria das partes interessadas (stakeholders)” e a “Teoria do contrato social”. Cada uma conceituando de forma distinta o que seria responsabilidade social e qual seria o escopo de atuação.

Atualmente um conceito convergente e largamente utilizado em âmbito mundial é o da Norma Internacional ISO 26000, aprovada em 2010, que preconiza: “Responsabilidade social é a responsabilidade de uma organização pelo impacto de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente”.

A referida norma, assim como o tema responsabilidade socioambiental, de modo geral, não enfoca apenas uma preocupação, mas uma gama de 7 (sete) temas centrais e 7 (sete) princípios que nortearão a organização e podem ser adotados por Instituições públicas ou privadas. Dentre os temas podemos destacar o meio ambiente.

Sendo assim, se você leu até aqui, conheceu a definição mais largamente usada de responsabilidade social (ou socioambiental); mas, e as diferentes correntes no tema? E o que é a ISO e quais os desdobramentos da ISO 26000? Quais as aplicações práticas que isso poderá ter na nossa Instituição?

Bem, essas perguntas são cenas dos próximos capítulos!

 

PROPLAN EM 5 MINUTOS

O “PROPLAN em 5 minutos” é um projeto desenvolvido por esta Pró-Reitoria com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.